O relacionamento interpessoal é muito importante, especialmente, em contexto de trabalho. Saiba porquê e o que é possível fazer para o fomentar.
O relacionamento interpessoal é algo essencial em sociedade. No entanto, assume uma importância ainda mais relevante quando falamos de trabalho. Afinal, é a trabalhar que passamos pelo menos 8 horas por dia e, para conseguirmos ser mais produtivos, devemos sentir-nos bem e equilibrados.
Ora isso inclui, entre outras coisas, comunicar, partilhar ideias e tarefas, trabalhar em equipa. Por isso, a capacidade de nos relacionarmos uns com os outros é tão valorizada.
Especialmente, em empresas de média e grande dimensão, é comum que os profissionais percam a visão do conjunto, da equipa, concentrando-se apenas no seu próprio trabalho. O relacionamento interpessoal é desvalorizado ou ignorado. Esta tendência é natural, já que cada pessoa assume tarefas e responsabilidades diárias distintas e relativamente às quais deve apresentar resultados (há uma exigência crescente).
Como resultado do individualismo no mundo empresarial, há uma deterioração das relações interpessoais, o que conduz a um mau ambiente organizacional, com disputas internas, perda de motivação e foco nas metas e objetivos da empresa, entre outras coisas.
Mas será que sabe o que é relacionamento interpessoal? Vamos explicar-lhe em que consiste, qual a sua importância no trabalho e o que pode fazer para o desenvolver.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: ESSÊNCIA DAS PROFISSÕES DO FUTURO
O QUE É RELACIONAMENTO INTERPESSOAL?
O relacionamento interpessoal consiste na ligação estabelecida por duas ou mais pessoas num mesmo círculo que pode ser o familiar, de amizade, profissional ou outro.
O relacionamento interpessoal reflete a forma como as pessoas se relacionam e tratam, bem como a qualidade dessas relações.
QUAL O IMPACTO DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO?
Em contexto profissional, o relacionamento interpessoal é a forma como os colegas de trabalho se relacionam entre si. Manter bons relacionamentos profissionais é um fator-chave para o sucesso na carreira de qualquer profissional, já que são eles que geram um networking de qualidade e contribuem para um clima positivo na equipa.
No núcleo do relacionamento interpessoal no trabalho está a empatia. A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar da outra pessoa, respeitando as suas particularidades e dificuldades, e extraindo o melhor dos colegas e colaboradores. Desta forma, a empatia é a responsável por tornar a rotina profissional mais leve, harmoniosa e, claro, produtiva.
E não é por acaso que os recrutadores a valorizam tanto, dado a sua importância para um bom relacionamento interpessoal no trabalho. Portanto, e para manter-se relevante num mercado que é cada vez mais exigente, é fundamental desenvolver a sua empatia de modo a melhorar os relacionamentos com aqueles que o rodeiam.
COMO MELHORAR O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO
Se sente que precisa de melhorar o seu relacionamento interpessoal no trabalho, apresentamos-lhe algumas dicas para o conseguir.
- DESENVOLVA A COMUNICAÇÃO
Saber comunicar e passar uma mensagem clara aos colegas é vital. Aprenda a adaptar o seu discurso ao público a que se dirige, para garantir que é compreendido. Utilize linguagem não verbal para reiterar o que diz, tal como olhar nos olhos do interlocutor ou concordar com o que ele diz movendo a cabeça. Mostrar confiança e interesse através da comunicação demonstra empatia e melhora o relacionamento interpessoal no trabalho.
- ESCUTE COM INTERESSE
Sempre que alguém o procurar para dar uma ideia ou esclarecer uma dúvida, pare o que está a fazer e foque a sua atenção apenas no indivíduo à sua frente ou ao telefone. Mostre interesse relativamente ao que lhe dizem. Ao mostrar que é um bom ouvinte, está a valorizar as opiniões dos outros e isso gera empatia.
- FALE DE SI
Para desenvolver o relacionamento interpessoal no trabalho (e não só), é importante que os outros o conheçam. Aproveite o tempo que passa com os seus colegas para falar um pouco de si, expor algumas das suas opiniões, histórias de vida, experiências. Estreite os laços com as pessoas que o rodeiam.
- ADAPTE-SE ÀS DIFERENÇAS
Personalidades e pessoas diferentes podem contribuir de diversas formas para um bom ambiente profissional. Saiba respeitar as diferenças e valorizar o que cada indivíduo tem de melhor. É provável que não goste de todas as pessoas com quem trabalha, mas é preciso ser tolerante e paciente para que o relacionamento interpessoal no trabalho não seja prejudicado.
HÁ LIMITES NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO?
Saber relacionar-se bem no trabalho é uma das capacidades mais valorizadas no mercado atual. No entanto, é importante considerar alguns limites:
- Mantenha as formalidades;
- Fale nas horas certas;
- Exercite a sua inteligência emocional;
- Não partilhe detalhes da sua vida pessoal;
- Evite disputas e conflitos;
- Seja prestável, mas não exagere para não se tornar intrusivo;
- Escolha o dialogar e não discutir;
- Não seja arrogante.
Se considerar esta informação, vai ter mais facilidade no relacionamento interpessoal em contexto de trabalho e crescer na sua carreira profissional.
Fonte: e-konomista.pt, 5/6/2019