Ser bem sucedido no seu negócio implica conhecer bem os que se dedicam ao mesmo. Por isso, é importante saber como analisar a concorrência de uma empresa. Deixamos algumas dicas.
No fundo, analisar a concorrência de uma empresa passa por saber tudo sobre os concorrentes, de forma a adotar a estratégia certa para os superar. Pode beber dessas experiências tudo o que sejam boas práticas e a partir daí definir como vai atuar a sua empresa.
Perguntas chave para analisar a concorrência
Este estudo exaustivo da concorrência de uma empresa é habitualmente designado no mundo dos negócios como Benchmarking. O primeiro passo para fazer essa análise é a definição dos seus concorrentes, não só os diretos mas todos os que atuem no mesmo mercado.
Identificada a concorrência, há que a caracterizar, encontrando as respostas às seguintes questões:
- Qual o volume de negócios?
- Qual a sua quota de mercado?
- Qual a sua antiguidade no mercado?
- Qual o crescimento anual?
- Qual a sua imagem de marca?
- Que métodos de distribuição utiliza?
- Como comunica a concorrência?
- Que meios utiliza a empresa para vender?
- Qual a sua política de preços?
- Qual a política de produto?
Além destas perguntas, será útil saber quem são os parceiros da sua concorrência e que opinião têm os clientes. Pode aproveitar as vantagens das redes sociais para aferir desse feedback dos clientes dos seus concorrentes. Desta forma, saberá quais os aspetos a que apontam o dedo e quais as mais-valias que destacam.
Das respostas a estas questões resulta a análise minuciosa da concorrência. E poderá resultar a estratégia de sucesso da empresa. Pode ainda complementá-la utilizando a análise SWOT.
Fonte: economias.pt, consulta a 30/05/2019