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Como Analisar a Concorrência de uma Empresa

in Notícias Gerais
Criado em 30 maio 2019

Ser bem sucedido no seu negócio implica conhecer bem os que se dedicam ao mesmo. Por isso, é importante saber como analisar a concorrência de uma empresa. Deixamos algumas dicas.

No fundo, analisar a concorrência de uma empresa passa por saber tudo sobre os concorrentes, de forma a adotar a estratégia certa para os superar. Pode beber dessas experiências tudo o que sejam boas práticas e a partir daí definir como vai atuar a sua empresa.

Perguntas chave para analisar a concorrência

Este estudo exaustivo da concorrência de uma empresa é habitualmente designado no mundo dos negócios como Benchmarking. O primeiro passo para fazer essa análise é a definição dos seus concorrentes, não só os diretos mas todos os que atuem no mesmo mercado.

Identificada a concorrência, há que a caracterizar, encontrando as respostas às seguintes questões:

  • Qual o volume de negócios?
  • Qual a sua quota de mercado?
  • Qual a sua antiguidade no mercado?
  • Qual o crescimento anual?
  • Qual a sua imagem de marca?
  • Que métodos de distribuição utiliza?
  • Como comunica a concorrência?
  • Que meios utiliza a empresa para vender?
  • Qual a sua política de preços?
  • Qual a política de produto?

Além destas perguntas, será útil saber quem são os parceiros da sua concorrência e que opinião têm os clientes. Pode aproveitar as vantagens das redes sociais para aferir desse feedback dos clientes dos seus concorrentes. Desta forma, saberá quais os aspetos a que apontam o dedo e quais as mais-valias que destacam.

Das respostas a estas questões resulta a análise minuciosa da concorrência. E poderá resultar a estratégia de sucesso da empresa. Pode ainda complementá-la utilizando a análise SWOT.

 

Fonte: economias.pt, consulta a 30/05/2019