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Como criar uma assinatura de email: 5 dicas infalíveis

in Notícias Gerais
Criado em 11 abril 2019

Para saber como criar uma assinatura de email perfeita, apenas precisa de seguir as dicas que lhe apresentamos neste artigo.

Independentemente do software de email que utiliza, ter uma “marca” sua é uma mais-valia em qualquer contexto, até porque distingue as suas mensagens das restantes – de uma forma positiva. Saiba, então, como criar uma assinatura de email original através destas dicas valiosas.

COMO CRIAR UMA ASSINATURA DE EMAIL: O QUE NÃO PODE FALTAR

Seja no Gmail, Outlook ou Hotmail… O serviço não interessa, já que pode incluir uma assinatura deste género em qualquer uma dessas plataformas. Assim, distingue os seus emails do restantes, personalizando os mesmos e dando-lhes um aspeto muito mais profissional – algo que pode ser uma mais-valia para si.

É usual ver este tipo de assinaturas no final de cada email, normalmente associadas a um vertente profissional. Ora, se trabalha em determinada empresa, certamente não vai estranhar esta prática, mas saiba que pode (e deve) criar uma assinatura de email para o seu email pessoal.

Existem softwares, como é o caso daqueles aqui enumerados, que permitem que crie uma destas marcas diretamente a partir dos mesmos. Mas existem outras plataformas onde pode criar o seu design, como é o caso do CanvaEmail Signature RescueMail Signatures ou do MySignature.

Seja qual for o software que escolher para saber como criar uma assinatura de email, não se esqueça que, em qualquer um dos casos, deve incluir apenas a informação que considerar indispensável e facilmente associada ao seu trabalho ou ao seu perfil em termos pessoais.

COMO CRIAR UMA ASSINATURA DE EMAIL: 5 DICAS DE OURO

Inclua as informações acima apresentadas da forma que entender, mas tenha em consideração as dicas valiosas que lhe apresentamos de seguida para que a tarefa de como criar uma assinatura de email seja bem original e facilmente se distinga de outras.

  1. NÃO INCLUA DEMASIADA INFORMAÇÃO

Menos é mais, e este é um daqueles casos em que deve mesmo seguir esta “máxima”. A informação que deve incluir não deve ser em demasia, pelo que o ideal é incluir, apenas, os dados absolutamente indispensáveis. Entre eles, destacamos os seguintes:

  • Nome – escreva o seu primeiro e último nome;
  • Cargo/Profissão – especifique qual o seu cargo dentro de uma empresa ou qual a sua profissão (caso trabalhe por conta própria, por exemplo);
  • Contacto – neste campo, inclua o seu número de telemóvel principal, bem como o seu email;
  • Links – inclua links para o seu LinkedIn, portfólio ou site profissional;
  • Cumprimento – no final do email, despeça-se com “melhores cumprimentos”, “atentamente” ou outra expressão que considere mais adequada.
  1. UTILIZE POUCAS CORES

Restrinja a sua palete de cores a duas, tentando não ultrapassar esse número. Utilizar demasiadas cores pode prejudicar gravemente a imagem da sua assinatura de email e acaba por distrair o recetor daquela que deveria ser a função principal deste elemento: chamar atenção para elementos importante e indispensáveis à sua vida profissional/pessoal.

Desta forma, e para que o foco principal não se desvie daquilo que realmente interessa, opte por utilizar uma a duas cores que, de preferência, se relacionem entre elas e que não sejam demasiado distintas. Assim, garante uma uniformidade de informação visual que é, também, muito importante neste caso.

  1. NÃO EXAGERE NOS ELEMENTOS GRÁFICOS

Sempre que possível, privilegie a informação textual. Como elementos gráficos (e visuais) inclua apenas logotipos de redes sociais e uma fotografia sua, se preferir. De resto, não inclua outros elementos que possam distrair a atenção do recetor do principal, como os seus dados pessoais.

  1. ALINHE TODOS OS ELEMENTOS

Faça uma pesquisa rápida em motores de busca como o Google, ou até mesmo o Pinterest, para se inspirar e criar a sua assinatura de email. Deve uniformizar, e alinhar, todos os elementos de forma a que não pareça que estão a ser enviados diferentes elementos de forma separada.

Normalmente, seguindo o alinhamento do próprio email, uma assinatura deste género alinha-se, também, à esquerda. Assim, garante que todos os elementos (textuais e gráficos) estão em harmonia e conseguem coexistir de forma visualmente agradável.

  1. CRIE UM DESIGN RESPONSIVO

Lembre-se dos dispositivos para os quais “está a falar”. Hoje em dia, nenhum conteúdo é exclusivamente desenhado para ambiente desktop, pelo contrário, até porque cada vez mais existem diferentes gadgets e ecrãs que exigem que exista uma certa flexibilidade em qualquer desenho que vá parar à Internet.

Ora, criar um design responsivo quer dizer, por outras palavras, que deve ter em conta que a sua assinatura de email pode também ser aberta em tablets e smartphones. Isto significa que não deve criar algo muito grande ou muito longo que não se adeque a diferentes dispositivos.

Na verdade, este é um fator que, na maior parte das plataformas, já está assegurado de forma a se adequar a diferentes ecrãs e ambientes. Esses softwares já apresentam soluções que facilmente se adaptam a diferentes tamanhos e contextos, de forma a que nunca a sua assinatura fique desfocada ou desalinhada.

Fonte: e-konomista.pt, 8/4/2019