associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Como descobrir se alguém está a ‘espiar’ o seu computador

in Notícias Gerais
Criado em 21 março 2019

Os utilizadores passam cada vez mais tempo nos smartphones, mas o computador continua a ser uma fonte de informações pessoais.

Seja no trabalho, seja em casa, o computador continua a ser um dos principais companheiros das pessoas no dia-a-dia. O que significa que muito do que fazemos online pode estar a ser ‘acompanhado’ por outras pessoas.

A publicação El País publicou alguns conselhos – aos quais juntamos outros – sobre como melhor perceber se há alguém que pode estar a aceder ao seu computador. Não são técnicas dignas de um filme de espião, mas podem ajudar a apanhar os bisbilhoteiros mais desajeitados.

Ver os ficheiros recentes

Quando carrega na combinação de teclas Windows+E, vai abrir uma janela que na parte inferior tem uma listagem dos ficheiros que foram acedidos recentemente. Se algum não lhe for familiar, então pode ser sinal de que não é o único que tem acesso ao seu computador. Modificação de ficheiros por data Se quiser fazer uma procura mais alargada pelos ficheiros que foram modificados numa data específica, então só precisa de escrever a palavra ‘data’ seguida de dois pontos (:) e escolher o dia específico no qual quer saber se houve acessos indevidos aos seus ficheiros.

Olhar para o histórico web

Todos os browsers têm uma funcionalidade que permite ao utilizador olhar para o histórico de acesso a websites. Está lá algum acesso ao Facebook ou Instagram que não fez? Pode ser um indicador de acessos alheios.

Saber quem é que está ligado ao seu computador Nos computadores Windows, os mais usados em todo o mundo, abra a ferramenta de linha de comandos (procurar por ‘comandos’ na ferramenta de pesquisa) e coloque ‘netstat -a’. Este comando vai fazer um diagnóstico ao estado da rede à qual o computador está ligado e permite saber se há por lá algum visitante indesejado. Entrar na sua rede pode ser um primeiro passo para mais facilmente entrar no seu computador.

Procurar no gestor de tarefas

Carregue com o botão direito do rato na barra de ferramentas do Windows (normalmente localizada na parte inferior do ecrã) e escolha a opção gestor de tarefas. Isto vai mostrar todos os processos que estão a ser executados e permite saber se há lá algum programa que não devia estar a ‘correr’. Não reconhece um executável? Pesquisa para certificar-se de que não é malware que pode estar a abrir o seu computador para piratas informáticos.

Instalar um keylogger

Os keylogger são programas que fazem um registo de tudo o que é ‘teclado’ ao longo do dia. Tudo mesmo – incluindo passwords. Se estiver mesmo desconfiando de que alguém pode estar aceder ao seu computador, estas ferramentas vão ajudar a esclarecer as dúvidas.

Fonte: dinheirovivo.pt, 20/03/2019