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Validação de faturas de educação, saúde, habitação e seguros começa em março

in Notícias Gerais
Criado em 26 fevereiro 2019

Concluído o período de validação das faturas de despesas gerais e familiares no e-fatura, falta ainda o período de validação das restantes despesas associadas a benefícios fiscais.

Estamos a referir-nos às despesas incorridas no ano anterior e que terão impacto na declaração anual de IRS e que dizem respeito a despesas com saúde, educação, habitação, seguros, bancos, entre outros.

Estas despesas e respetivas faturas são carregadas no sistema da Autoridade Tributária um pouco mais tarde e só a partir de março podem ser validadas pelas contribuintes.

Validação de faturas de educação, saúde, habitação e seguros

No decurso do mês de março será possível a cada contribuinte aceder ao Portal das Finanças, escolher, em Serviços, na opção IRS e, de seguida, a opção Deduções à Coleta. Uma vez aí chegado surge-lhe um resumo dos valores totais associados a cada tipo de dedução à coleta como seja:

  • Despesa Gerais e Familiares [que migra do e-fatura];
  • Saúde e Seguros de Saúde;
  • Educação e Formação;
  • Encargos com Imóveis;
  • Encargos com Lares;
  • Exigência de fatura [ que migra do E-fatura].

Para consultar as faturas associadas a cada tipo de dedução deverá, junto de cada total, clicar na opção “Ver detalhes“.

Surgir-lhe-á então a lista de faturas e recibos que constituem o total. Essa lista pode incluir recibos de arrendamento, declarações de final de ano das seguradoras, bancos, taxas moderadoras, recibos das escolas, etc.

E se detetar algum erro ou omissão?

Tome nota desses erros ou omissões e quando for preencher a declaração anual de IRS corrija os valores que hão-de lá surgir pré-preenchidos. Essa será a altura indicada para repor os factos.

Fonte: economiafinancas.com, 26/02/2019