associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

ePortugal agrega serviços públicos para cidadãos e empresas. E tem um assistente virtual

in Notícias Gerais
Criado em 14 fevereiro 2019

O novo portal do Governo agrega vários serviços públicos, para cidadãos e empresas. Lá será possível, por exemplo, tirar senha para as lojas do cidadão e alterar a morada.

Quem precisar de aceder aos serviços públicos online já vai encontrar um novo portal, a partir desta quinta-feira. O ePortugal vai substituir o Portal do Cidadão e também o Portal do Empreendedor, e terá um assistente virtual chamado Sigma. No novo site poderá tratar de alterar a morada, ou revalidar a carta de condução.

O ePortugal vai agregar as várias páginas que existiam, para cidadãos e empresas, disponibilizar senhas para as 54 lojas do Cidadão e acompanhar o ritmo das filas de espera. O objetivo é aumentar a utilização serviços online, que ainda não têm grande aderência por parte dos cidadãos, explica o secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.

Para aqueles que se perderem no portal podem está disponível o Sigma, um chatbotque utiliza inteligência artificial para orientar os utilizadores e esclarecer questões rápidas. Se precisar mesmo de falar com alguém, há também a funcionalidade click to call, através do qual pede para ser contactado através de uma chamada ou por email.

 Outra das novidades é que a partir deste portal poderá ser reencaminhado para outros serviços, como por exemplo autarquias, sem ter de aceder por fora. São mais de 1.200 os serviços disponíveis para cidadãos, e 1.300 para empresas. A meta com este novo portal é chegar a um milhão de utilizadores no espaço de um ano.

Fonte: eco.sapo.pt, 14/02/2019