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Querem vender-lhe energia em nome da ERSE? Não acredite, diz o regulador

in Notícias Gerais
Criado em 01 fevereiro 2019

"A ERSE não vende energia, nem procura os consumidores em suas casas para ver os contadores ou as faturas recebidas! ", alerta o regulador.

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos emitiu esta sexta-feira um novo alerta para os consumidores sobre más práticas de comercializadores de energia, desta vez “relacionadas com angariação de clientes, com recurso à utilização abusiva do nome da ERSE como argumento de venda”.

A Deco tinha já dado conta de ter recebido em 2018 523 reclamações sobre vendas agressivas de energia. Já a ERSE confirmou ao Dinheiro Vivo que tem em curso nove processos de contraordenação: quatro por mudança de comercializador sem autorização expressa do cliente; e cinco por práticas comerciais desleais praticadas na angariação de cliente

Já o Portal da Queixa dá conta de um aumento de 40% nas reclamações registadas no site. “De janeiro a dezembro de 2018, foram registadas 155 reclamações relativas a burlas ou persistência na realização de contratos.” Destas, 45% (quase metade) dizem respeito a “telemarketing abusivo”. Endesa (126) e Iberdrola (29) têm maior número de reclamações.

Fica o exemplo dado pelo próprio regulador: “Alguém bate à porta, diz ser (colaborador) da ERSE e pede que mostre a sua fatura de eletricidade ou de gás natural, ou outros elementos de identificação pessoal, para poder ver o seu contador ou baixar o valor da sua fatura”.

Perante esta situação a ERSE é taxativa: “Não acredite!”. E explica porquê: “A ERSE não vende energia, nem procura os consumidores em suas casas para ver os contadores ou as faturas recebidas! A ERSE é uma entidade pública e só comunica diretamente com consumidores que antes a tenham contactado”.

O regulador aconselha a exigir sempres a identificação a quem o abordar, e recomenda que nunca seja mostrada ou cedida informação pessoal, incluindo dados bancários ou outros, sem primeiro confirmar a identidade e a atividade de quem o contacta.

Esta semana a Deco divulgou os números relativos às reclamações recebidas em 2018, com a área da energia a ocupar o quarto lugar, com 16.981 reclamações enviadas à defesa do consumidor. As empresas mais visadas são a EDP Comercial, Endesa, Galp On, Goldenergy e Iberdrola. Na lista dos motivos principais das reclamações surgem queixas relacionadas com faturação: prescrição, consumos excessivos, dupla faturação, práticas comerciais desleais na mudança de comercializador, atraso no envio da fatura.

Fonte: dinheirovivo.pt, 01/02/2019