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Como identificar oportunidades de negócio em 6 simples passos

in Notícias Gerais
Criado em 26 maio 2021

Identificar boas oportunidades de negócio não é nenhuma ciência exata, mas é possível aplicar métodos científicos para medir a pertinência de uma oportunidade de negócio.

Seja para criar o próprio negócio ou para investir em ideias de negócios de terceiros, pode avaliar as oportunidades de negócio da seguinte forma.

  1. Pensar na necessidade das pessoas

As melhores ideias de negócio são aquelas que resolvem um problema de alguma forma. A ideia de negócio resolve algum problema concreto às pessoas que conhece? Se sim, as hipóteses de agradar a pessoas que não conhece são altas.

  1. Pensar se existe um elemento diferenciador

Mesmo que a nova oportunidade de negócio responda a uma necessidade já satisfeita, ela pode sempre oferecer um elemento diferenciador da concorrência, e ser assim um bom investimento.

Considere o quão rara é ou não a oportunidade. Se existe um elemento inovador envolvido, a probabilidade de ser bem-sucedida é maior.

  1. Deliberar sobre o timing da oportunidade

Não basta ser apaixonado pela ideia de negócio. Também é preciso avaliar se chegou o momento ideal para essa ideia (tempo pessoal, de recursos, de mercado e de localização do produto).

Mesmo as melhores ideias de negócio demoram o seu tempo a criar e a ganhar adeptos.

  1. Imaginar o valor a pagar

Estarão as pessoas dispostas a pagar pelo produto ou serviço? Se sim, quanto? Tente descobrir a resposta a estas perguntas. Uma ideia deixa de ser uma ideia e passa a ser uma realidade quando existe um cliente para ela.

Encontrado um preço, pode-se avaliar se a solução é digna de negócio ou não.

  1. Considerar o mercado existente

Sem um mercado uma ideia de negócio nunca sai do chão. Mesmo que seja um nicho, a ideia precisa de um mercado e de oferecer algo que a permita sobreviver à concorrência.

  1. Ouvir a opinião das pessoas

Se existe um mercado para a ideia, como reagirá ele a esta ideia? Teste a ideia junto do seu público. Pessoas desconhecidas darão uma resposta mais honesta sobre a ideia de negócio. Ouça com atenção todo o feedback recebido. O entusiasmo (ou falta dele) será um indicador da pertinência da ideia.  

 

Fonte: economias.pt, consultado a 25/01/2019