Identificar boas oportunidades de negócio não é nenhuma ciência exata, mas é possível aplicar métodos científicos para medir a pertinência de uma oportunidade de negócio.
Seja para criar o próprio negócio ou para investir em ideias de negócios de terceiros, pode avaliar as oportunidades de negócio da seguinte forma.
- Pensar na necessidade das pessoas
As melhores ideias de negócio são aquelas que resolvem um problema de alguma forma. A ideia de negócio resolve algum problema concreto às pessoas que conhece? Se sim, as hipóteses de agradar a pessoas que não conhece são altas.
- Pensar se existe um elemento diferenciador
Mesmo que a nova oportunidade de negócio responda a uma necessidade já satisfeita, ela pode sempre oferecer um elemento diferenciador da concorrência, e ser assim um bom investimento.
Considere o quão rara é ou não a oportunidade. Se existe um elemento inovador envolvido, a probabilidade de ser bem-sucedida é maior.
- Deliberar sobre o timing da oportunidade
Não basta ser apaixonado pela ideia de negócio. Também é preciso avaliar se chegou o momento ideal para essa ideia (tempo pessoal, de recursos, de mercado e de localização do produto).
Mesmo as melhores ideias de negócio demoram o seu tempo a criar e a ganhar adeptos.
- Imaginar o valor a pagar
Estarão as pessoas dispostas a pagar pelo produto ou serviço? Se sim, quanto? Tente descobrir a resposta a estas perguntas. Uma ideia deixa de ser uma ideia e passa a ser uma realidade quando existe um cliente para ela.
Encontrado um preço, pode-se avaliar se a solução é digna de negócio ou não.
- Considerar o mercado existente
Sem um mercado uma ideia de negócio nunca sai do chão. Mesmo que seja um nicho, a ideia precisa de um mercado e de oferecer algo que a permita sobreviver à concorrência.
- Ouvir a opinião das pessoas
Se existe um mercado para a ideia, como reagirá ele a esta ideia? Teste a ideia junto do seu público. Pessoas desconhecidas darão uma resposta mais honesta sobre a ideia de negócio. Ouça com atenção todo o feedback recebido. O entusiasmo (ou falta dele) será um indicador da pertinência da ideia.
Fonte: economias.pt, consultado a 25/01/2019