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Prevenção de acidentes de trabalho: saiba o que pode fazer

in Notícias Gerais
Criado em 29 novembro 2018

Nem só as empresas têm um papel importante na prevenção de acidentes de trabalho. Os trabalhadores precisam de maior consciencialização e formação.

Atualmente, quando se fala em higiene e segurança no trabalho, qualquer empresa conhece bem os requisitos legais e que uma falha neste âmbito pode ser penalizadora por incumprimento legal. No entanto, a prevenção de acidentes de trabalho passa sobretudo por uma maior consciencialização e formação dos trabalhadores e, assim sendo, também cabe ao trabalhador cumprir as regras estabelecidas legalmente ou determinadas pelo empregador.

ACIDENTES DE TRABALHO: ALGUNS NÚMEROS

Em 2017, morreram em Portugal 115 pessoas e 315 ficaram feridas com gravidade em acidentes de trabalho, de acordo com dados registados pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Ainda de acordo com os dados da ACT, o sector de atividade mais atingido foi o da construção, com 36 vítimas mortais, seguido pelas indústrias transformadoras com 23. Lisboa foi o distrito com mais vítimas mortais causadas pelos acidentes de trabalho, seguido do Porto, Braga, Faro e Leiria.

Ao contrário do que acontece com as vítimas mortais, nos feridos graves o sector mais afetado foi o da indústria transformadora, seguido da construção.

O que é um acidente de trabalho?

A ACT define como acidente de trabalho aquele que ocorre no local e no tempo de trabalho e produz, direta ou indiretamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença que resulte na diminuição da capacidade de trabalho ou a morte.

São também considerados acidentes de trabalho os acidentes de viagem, de transporte ou de circulação, nos quais os trabalhadores ficam lesionados e que ocorrem por causa ou no decurso do trabalho, ou seja, quando exercem uma atividade ou realizam tarefas para o empregador.

Como prevenir?

A prevenção de acidentes de trabalho passa sobretudo pelo fator humano, ou seja, pela consciencialização e formação dos trabalhadores no local de trabalho. Mas é também essencial que sejam cumpridas todas as medidas de segurança coletiva e individual da atividade desenvolvida.

Por exemplo, a ingestão de bebidas alcoólicas, o facto de se alimentar mal ou de não tomar o pequeno-almoço, e a fadiga por não ter dormido o suficiente podem conduzir a um acidente de trabalho.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

  • Ter em atenção todas as regras de segurança, sobretudo quando realiza atividades perigosas;
  • tenha o local de trabalho sempre organizado e com todos os objetos e ferramentas arrumados nos seus devidos lugares;
  • faça todos os cursos de formação e ações de prevenção realizadas pela empresa, mantenha-se informado sobre os riscos e cuidados a ter;
  • identifique riscos potenciais e sugira à empresa palestras e cursos a realizar, sempre que achar indicado;
  • use o vestuário e equipamento de proteção adequados às funções desempenhadas, como proteções para o ruído, óculos, capacete e dispositivos anti-queda, entre outros. Nunca retire as proteções enquanto estiver a trabalhar com uma máquina perigosa;
  • caso trabalhe muitas horas sentado tenha atenção à postura e faça pausas regulares, mexendo os braços, as pernas e o pescoço.

SAÚDE OCUPACIONAL: OBJETIVOS E PRINCIPAIS ATIVIDADES

Para a prevenção de acidentes de trabalho, é fundamental a ação dos serviços de segurança e de saúde no trabalho.

Objetivos

A atividade de um serviço de segurança e de saúde no trabalho tem por objetivos assegurar as condições de trabalho que salvaguardem a segurança e a saúde física e mental dos trabalhadores através do desenvolvimento de condições técnicas que assegurem a aplicação das medidas de prevenção, informando e formando os trabalhadores no domínio da segurança e saúde no trabalho e informando e consultando os representantes dos trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho ou, na sua falta, os próprios trabalhadores.

Principais atividades

Um dos objetivos principais da saúde ocupacional é prevenir os riscos profissionais e promover a segurança dos trabalhadores, logo as principais atividades de um serviço de segurança e saúde no trabalho são, entre outras:

  • planear a prevenção através da avaliação dos riscos e as respetivas medidas de prevenção;
  • realizar planos de prevenção e proteção exigidos por legislação específica;
  • participar na elaboração do plano de emergência interno, incluindo os planos específicos de combate a incêndios, evacuação de instalações e primeiros socorros;
  • colaborar na conceção de locais, métodos e organização do trabalho, bem como na escolha e na manutenção de equipamentos de trabalho;
  • verificar a existência, validade e conservação dos equipamentos de proteção individual, bem como a instalação e a manutenção da sinalização de segurança;
  • realizar exames de vigilância da saúde, elaborando os relatórios e as fichas, bem como organizar e manter atualizados os registos clínicos e outros elementos informativos relativos ao trabalhador;
  • desenvolver atividades de promoção da saúde;
  • vigiar as condições de trabalho de trabalhadores em situações mais vulneráveis;
  • conceber e desenvolver os programas de informação e formação para a promoção da segurança e saúde no trabalho;
  • assegurar ou acompanhar a execução das medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade;
  • organizar os elementos necessários às notificações obrigatórias e elaborar as participações obrigatórias em caso de acidente de trabalho ou doença profissional;
  • coordenar ou acompanhar auditorias e inspeções internas;
  • analisar as causas de acidentes de trabalho ou da ocorrência de doenças profissionais;
  • recolher e organizar elementos estatísticos relativos à segurança e à saúde no trabalho.

Fonte: e-konomista.pt, 29/11/2018