Desde 1 de novembro que deixou de ser permitido vender e comprar pneus de classe energética F e E, na União Europeia.
A União Europeia proibiu a comercialização de pneus com classificação energética F e E: os que têm uma pegada ecológica maior.
Para ter uma noção, os pneus são classificados numa tabela de eficiência de A (a mais bem classificada) a G (a pior e que já não pode ser comercializada).
A medida tem como objetivo apostar em modelos com melhor desempenho ambiental, quer em termos de emissões de gases com efeito de estufa, quer em termos de ruído.
Desta forma, pretende-se ter um parque automóvel europeu mais saudável, com consequências importantes na qualidade do ar que se respira.
E quem tem pneus da classe F e E?
A nova regra aplica-se à venda, ou seja, se tiver pneus deste tipo, não vai ser penalizado por circular com eles. No entanto, da próxima vez que tiver de trocar de pneus vai ter de ter isto em consideração. Nessa altura, já sabe que deve optar por pneus mais amigos do ambiente, mais eficientes. Peça ajuda a quem sabe.
Um pneu é um elemento essencial em termos de segurança, ambiente e eficiência e nem sempre lhe damos a importância que tem.
A regra entrou em vigor a 1 de novembro.
Fonte: contasconnosco.pt, 19/11/2018