associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Débito direto: saiba o que fazer em caso de lhe ser retirado dinheiro indevidamente

in Notícias Gerais
Criado em 15 novembro 2018

Caso tenha detetado um débito indevido nas suas contas, saiba que tem sempre a possibilidade de recuperar o seu dinheiro. Basta seguir os seguintes passos.

O débito direto é uma forma rápida e simples que os consumidores têm para pagar as suas contas recorrentes, como água, luz e seguros. Mas, ainda assim, é preciso acompanhar os movimentos da conta para garantir que não é retirado dinheiro de forma indevida da sua conta. Caso isso tenha acontecido, saiba que tem sempre a possibilidade de recuperá-lo.

O que tem de fazer é contactar de imediato a instituição bancária e denunciar o débito proveniente de uma entidade não autorizada por si. De acordo com o Banco de Portugal, tem um prazo de 13 meses para o fazer.

Depois de notificar o seu banco, este deve restituir-lhe a quantia que lhe foi debitada indevidamente, assumindo a responsabilidade pelo débito em causa.

Caso o débito em causa tenha sido validado por si mas o valor debitado esteja errado, deve reclamar junto da entidade prestadora do serviço a quem deu autorização de levantamento.

Nesse caso, tem até 8 semanas após a cobrança para reclamar e exigir a devolução do dinheiro debitado a mais ou o acerto de contas na próxima fatura.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 15/11/2018