associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Pagar com o relógio, pedir dinheiro ou dividir a conta do almoço. MB Way quer (mesmo) dizer adeus aos cartões

in Notícias Gerais
Criado em 31 outubro 2018

As novas funcionalidades da aplicação da SIBS entram em vigor já partir desta quarta e quinta-feira. Em março do próximo ano, os utilizadores do MB Way terão também a possibilidade de pagar as contas e carregar o telemóvel através do Multibanco sem precisar de inserir o cartão.

A caminhada para a sociedade cashless que a SIBS pretende criar continua a passos largos. A partir desta quarta-feira, as pessoas que tenham um smartwatch da Samsung podem fazer o download da aplicação MB Way e fazer pagamentos através do seu próprio relógio. Trata-se da primeira solução de pagamentos eletrónicos para ‘relógios inteligentes’ criada em Portugal.

Para fazer uma compra contactless encostando “o pulso” ao terminal de multibanco [dos cerca de 325 mil existentes no país, cerca de metade contam com tecnologia NFC, de ligação sem fios], os utilizadores têm de instalar a aplicação MB Way no seu Samsung Galaxy Watch.

“As pulseiras que monitorizam o exercício físico já não suficientes para os consumidores que procuram obter um dispositivo versátil e conectado, que ofereça uma experiência à medida do seu estilo de vida”, afirma José Correia, diretor de marketing para Mobilidade da Samsung Portugal, que acredita que “os millennials têm redefinido o mercado dos wearables”.

Segundo Maria Antónia Saldanha, diretora de Marca e Comunicação da SIBS, o MB Way tem atualmente 975 mil utilizadores ativos, que transacionam em média 20 euros. Só este mês de outubro já se contabilizaram 930 mil transferências e 800 mil operações no MB Net.

O Jornal Económico esteve no Laboratório de Inovação da SIBS, onde são testadas todas as caixas automáticas, terminais e novos produtos da processadora de pagamentos, e percebeu que o Multinho – aquele boneco animado que lhe pede para inserir o cartão assim que chega ao Multibanco – está a tornar-se cada vez mais touch, pois as novidades não ficam por aqui.

Apercebendo-se de que cada vez mais utilizadores (sobretudo com filhos) sentiam necessidade de uma ferramenta que os alertasse das solicitações de transferências, a SIBS quis reunir a típica SMS/chamada de pedido e a operação financeira apenas na app. Assim, criou uma funcionalidade que notifica a pessoa de que outra lhe está a fazer um pedido de transferência MB Way (que pode vir com uma mensagem associada e ser aceite ou recusada).

Além disso, uma das lacunas sentidas foi igualmente a divisão das contas. Os dias de “Ana, passa-me 5 euros pelo MB Way”; “Carlos, não te esqueças de transferir o dinheiro do presente da Filipa” estão prestes a terminar com a nova possibilidade de fazer a divisão automaticamente na app (e enviar lembretes diários, caso seja necessário) – mesmo para quem não tem a aplicação, que recebe uma SMS com essa informação. As opções “pedir dinheiro” e “dividir conta” estão operacionais já no próximo mês de novembro.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 31/10/2018