associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Feriados 2019: planeie a sua agenda

in Notícias Gerais
Criado em 30 outubro 2018

Feriados 2019: são 13 no total, sendo que 9 calham em dias de semana. Comece a planear a agenda do próximo ano.

Feriados 2019: a lista começa a 1 de janeiro, terça-feira, após os festejos de despedidas de 2018 e boas vindas ao novo ano, aquele que será o melhor de todos. Assim acreditamos. Alguns meses depois, a 19 de abril, volta a haver paragem no calendário: é a Sexta-Feira Santa. Um dia de descanso abençoado.

Segue-se o domingo de Páscoa, a 21, uma das datas mais importantes do calendário nacional. Apesar de constar da lista, na verdade não é um feriado oficial, mas sim um evento religioso em que, originalmente, se celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, considerada a mais importante festa celebrada entre os cristãos.

Em abril não há feriados mil, mas não deixa de ser generoso com mais um dia de pausa. O dia 25 é sempre uma data marcada de forma especial, não assinalasse ela um marco tão importante da História nacional. A Liberdade celebra-se à quinta-feira, que por estar tão perto da sexta, certamente será um argumento válido para se soltar do trabalho e gozar umas mini férias.

Pouco depois, o Dia do Trabalhador marca a entrada de maio. É a uma quarta-feira, bem a meio da semana, o que pode mesmo resultar numa jornada mais produtiva.

No mês seguinte contam-se mais dois feriados. Na segunda, dia 10, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, prevê-se que conte com um número considerável de ausentes que aproveitarão o fim de semana prolongado para um desejoso passeio ou mergulho, quiçá em território estrangeiro.

Para quem não puder, haverá nova oportunidade no dia 20, Corpo de Deus, uma quinta-feira, o que abre nova possibilidade de umas mini férias, às portas do verão, com temperaturas habitualmente amenas que convidam aos primeiros banhos de sol.

Já em plena época alta, um dos mais afamados feriados, o 15 de agosto que é, na verdade, um dia santo, celebrado pela igreja católica, o dia da Assunção de Nossa Senhora. Este marca o início para uns e o fim para outros, das tão almejadas férias. Mesmo para os que, por uma razão ou por outra, não usufruem de tal privilégio por esta altura, o feriado calha à quinta-feira, o que poderá permitir “desligar” por uns dias.

Habitualmente, ainda com temperatura favorável, mas já fora da época balnear, em pleno outono, tem lugar um dos mais respeitados feriados nacionais, o 5 de outubro, dia da implantação da República que em 2019 é sábado. Se não causa o transtorno ou a alegria de uma interrupção a meio da semana, permite celebrar devidamente a data em que Portugal conheceu o poder de eleger os governantes do país.

Além as ideologias políticas, naquele que é um dos países mais católicos do mundo impõe-se e aprecia-se a celebração do Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, uma sexta.

Os feriados de 2019 contam ainda com mais três dias durante o ultimo mês do ano. Logo a 1 de dezembro, domingo, celebra-se a Restauração da Independência. Depois, a 8, também domingo, é Dia da Imaculada Conceição, considerada ainda por muitos como a data correta para celebrar o Dia da Mãe.

Natal é o último dos feriados de 2019. Este que é, muito provavelmente, o feriado mais importante do ano, tem lugar a uma quarta-feira e abre a época festiva que culmina com a passagem para 2020.

FERIADOS 2019

JANEIRO

1: terça-feira – Dia de Ano Novo

ABRIL

19: Sexta-Feira Santa

21: domingo – Páscoa

25: quinta-feira – 25 de Abril – Dia da Liberdade

MAIO

1: quarta-feira – Dia do Trabalhador

JUNHO

10: segunda-feira – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

20: quinta-feira – Corpo de Deus

AGOSTO

15: quinta-feira – Assunção de Nossa Senhora

OUTUBRO

5: sábado – Implantação da República

NOVEMBRO

1: sexta-feira – Dia de Todos os Santos

DEZEMBRO

1: domingo – Restauração da Independência

8: domingo – Dia da Imaculada Conceição

25: quarta-feira – Natal

É certo que nenhum dos feriados de 2019, nem mesmos os mais importantes, são para todos, a menos que o país parasse de facto – o que não seria nunca uma hipótese viável. O ideal é que, podendo, tire o máximo partido dos feriados, para fazer uma pausa no trabalho, descansar e valorizar outros aspetos da vida. Esta é uma medida tão importante quanto positiva.

Depois de termos o calendário dos feriados de 2019, só nos resta desejar que sejam datas repletas de coisas boas.

Fonte: e-konomista.pt, 27/10/2018