associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Como evitar interrupções no trabalho

in Notícias Gerais
Criado em 26 outubro 2018

Não sabe o que fazer para evitar as constantes interrupções no trabalho? Descubra como pode defender-se do excesso de comunicação e trabalhar melhor. 

 As interrupções no trabalho são tão comuns quanto difíceis de gerir. Mas, afinal, como lidar com a situação da melhor forma, sem prejudicar o trabalho ou as relações?

A tecnologia, apesar das muitas vantagens que representa para um perfeito desempenho das nossas funções, também é uma das principais responsáveis pelas (muitas) pausas que conduzem a inevitáveis e constantes atrasos no trabalho. A juntar às ferramentas que para além de facilitarem, atrapalham, há o espaço.

Grande parte das empresas, de distintos ramos de negócio, aderiram há muito ao conceito de open space. A partilha de um mesmo espaço, sem paredes, tem vantagens, sobretudo quando falamos de trabalho em equipa. Todos os funcionários se vêem, se ouvem e também se interrompem. É inevitável. Uma sala aberta, com várias secretárias, muitas pessoas, as conversas, os telefones, o movimento… Há mil e um fatores que quebram um momento de concentração, fracionam um processo de trabalho, bloqueiam qualquer capacidade.

Se considerarmos que precisamos de cerca de 15 minutos para voltarmos a concentrar-nos numa tarefa, após cada interrupção, conseguimos ter uma ideia das condições a que estamos expostos ao sermos bombardeados a todo o momento com telefonemas, e-mailschats, redes sociais, entre outros elementos. O resultado é demorar muito mais tempo para concluir cada tarefa e chegar ao fim do dia demasiado cansado e insatisfeito. Em suma, as interrupções no trabalham são sinónimo de baixa produtividade.

Podem, no entanto, existem alguns entraves a uma mudança de hábitos, apesar de positiva. Talvez pense que parecer deselegante não responder a um email de imediato ou não estar disponível para o colega que procura sempre a sua reação a um comentário ou para conversar com o aquele amigo especial, mas a verdade é que está a trabalhar e a sua prioridade, durante o seu horário laboral, é cumprir os seus objetivos e conseguir os melhores resultados.

Apresentamos-lhe alguuns princípios que dependem, essencialmente, de si e que o vão ajudar a focar-se e a ser capaz de realizar as tarefas mais exigentes, sem interrupções.

5 DICAS PARA EVITAR INTERRUPÇÕES NO TRABALHO

  1. FECHE AS REDES SOCIAIS

As redes sociais constituem uma das maiores distrações responsáveis por interrupções no trabalho. O hábito de estar atento a todas as novidades que vão sendo publicadas, desviam a sua atenção daquilo que realmente importa. Se quer concentrar-se numa tarefa, é fundamental que feche qualquer rede social que costume ter aberta no seu computador ou telemóvel.

  1. DESLIGUE O CHAT E O E-MAIL

Outra forma de reduzir as distrações passa por desligar o e-mail e os chats. De cada vez que recebe uma mensagem, sente obrigação de responder quase de imediato. A solução é evitar essas comunicações. Para além de facilitar o foco no trabalho e aumentar a sua produtividade, desligar-se um pouco do mundo vai ainda reduzir, significativamente, o seu nível de stress.

  1. USE AUSCULTADORES

Esta é uma solução muito simples, usada por muita gente que trabalha em espaços abertos. Ouvir música com auscultadores ajuda a promover a concentração e a bloquear ou disfarçar o ruído circundante, evitando as distrações e, consequentemente, as interrupções no trabalho.

  1. MUDE DE ESPAÇO

Ocasionalmente, sempre que sinta a necessidade de um ambiente mais tranquilo para conseguir focar-se numa determinada tarefa, procure um espaço alternativo. Todas as empresas têm, que mais não seja, uma sala de reuniões que é usada apenas pontualmente. Pode ser uma opção. Caso seja viável trabalhar à distância, também poderá fazê-lo a partir de casa ou de uma biblioteca, por exemplo.

Como vê, existem algumas formas relativamente simples de evitar interrupções no trabalho, de modo a aumentar o foco e, consequentemente, a produtividade.

Pode, à partida parecer difícil implementar algumas medidas pois, tal exige de si uma maior disciplina e controlo, mas pode fazê-lo gradualmente, por determinados períodos. Vai ver que com o tempo vai perceber que os resultados refletem os benefícios do seu esforço e isso representará uma motivação extra para continuar e a fazer cada vez melhor.

Fonte: e-konomista.pt, 26/10/2018