Será que os levantamentos em numerário nos balcões têm limites? Afinal, quanto dinheiro posso levantar ao balcão e quais as comissões?
Sabe se os levantamentos em dinheiro nos balcões têm valores limite e comissões associadas? Se já se perguntou “quanto dinheiro posso levantar ao balcão?”, encontre aqui a resposta.
É verdade, se optar por fazer levantamentos em numerário nos balcões não fugirá ao pagamento de uma comissão. A justificação apontada pelas entidades bancárias prende-se com o facto de esse tipo de operação ao balcão implicar ocupar um funcionário, quando o cliente pode usufruir do mesmo serviço, pelos próprios meios e gratuito, através do Multibanco.
E a realidade é que, apesar de a grande maioria das pessoas optar por levantar dinheiro no Multibanco, ainda há quem recorra aos balcões, especialmente as pessoas mais idosas.
Relativamente aos possíveis limites de levantamentos em numerário, trata-se de uma questão mais complexa. Afinal, quanto dinheiro posso levantar ao balcão?
QUANTO DINHEIRO POSSO LEVANTAR AO BALCÃO? CONHEÇA A RESPOSTA
Efetivamente, em termos legais, não existe um limite máximo de levantamentos em numerário efetuados ao balcão, o que não quer dizer que a operação não envolva um período de espera, caso se trate de quantias avultadas sem aviso prévio.
Ou seja, segundo o Banco de Portugal (BdP), os bancos têm de garantir, em cada momento, o levantamento da totalidade do dinheiro disponível na conta. Contudo, por razões de segurança (assaltos às agências bancárias, por exemplo) os bancos mantêm apenas um determinado valor máximo nos cofres (os bancos nunca têm disponível todo o dinheiro depositado).
O BdP recomenda que esteja disponível 8% dos fundos, o que poderá originar a necessidade de um período de espera para a disponibilização do dinheiro solicitado.
Assim, ainda que nas situações de levantamentos de quantias avultadas (ou várias pessoas a levantar todo o dinheiro ao mesmo tempo ou num curto espaço de tempo) os bancos devam tomar medidas que minimizem os inconvenientes para os seus clientes, nomeadamente através da recomendação de meios alternativos e gratuitos para titular os ativos e permitir a sua livre e segura movimentação, a verdade é que não podem recusar levantamentos em numerário ao balcão a um cliente, pois o dinheiro é do cliente.
No entanto, para evitar esperas ou contratempos, recomenda-se que, quando precisar de levantar um valor elevado em numerário (mais de 10 mil euros), avise com antecedência (por, por exemplo. avisar no dia anterior ou solicitar por telefone se é possível no próprio dia) o montante para que este se encontre preparado na agência bancária.
Em suma, a resposta à questão “quanto dinheiro posso levantar ao balcão” é: todo o dinheiro que determinado cliente tiver depositado no respetivo banco, mas se a quantia for elevada poderá ter de esperar, recomendando-se que nesses casos avise com antecedência. E não se esqueça, irá pagar comissões por levantamentos em numerário ao balcão (que variam de banco para banco).
Fonte: e-konomista.pt, 3/10/2018