associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Contas Bancárias: Saiba já quanto paga de comissões da sua conta

in Notícias Gerais
Criado em 01 outubro 2018

Certamente já se apercebeu que ter uma conta bancária custa dinheiro! O custo de manutenção das contas é diferente em cada entidade bancária e nesse sentido o  Banco de Portugal disponibilizou gratuitamente um comparador de comissões.

Faça já a sua simulação e veja como pode poupar, anualmente, até 125 euros.

O Banco de Portugal disponibiliza, a partir de hoje, no Comparador de Comissões informação sobre 93 comissões relativas a serviços associados a contas de pagamento. Todas as instituições que disponibilizam estes serviços são obrigadas a reportar informação para este comparador (num universo de quase 200 instituições).

Esta ferramenta permite comparar, de forma simples e rápida, as comissões relativas a um conjunto de serviços bancários, nomeadamente os custos com a manutenção de conta (incluindo de conta pacote), disponibilização de cartões de débito e de crédito (incluindo cartões de crédito privativos), levantamento de numerário, aquisição de cheques e transferências.

Informação divulgada no Comparador de Comissões

Além das comissões associadas à manutenção da conta de serviços mínimos bancários e à manutenção da conta base, disponíveis desde maio de 2017, o Comparador de Comissões inclui os seguintes serviços:

Manutenção de uma conta de pagamento com características simples (por exemplo, uma conta de depósito à ordem, que não esteja associada a outros produtos ou serviços);

Manutenção de contas pacote (isto é, de contas que estejam subscritas em conjunto com outros produtos e serviços, sendo que a comissão de manutenção da conta em causa remunera a prestação de todos esses serviços);

Disponibilização de cartões de débito e de cartões de crédito;

Disponibilização de cartões de crédito privativos (ou seja, cartões que apenas podem ser utilizados em determinados espaços comerciais ou para adquirir uma gama muito restrita de bens e serviços);

Levantamento de numerário;

Adiantamento de numerário a crédito (cash advance);

Requisição e entrega de cheques cruzados, à ordem e não à ordem;

Transferências a crédito;

Ordens permanentes (ou seja, transferências regulares, de um montante fixo de dinheiro, da conta do consumidor para outra conta).

A informação apresentada no Comparador tem em consideração os canais de comercialização: balcão, ATM, ATS, em linha (online), dispositivo móvel (mobile), SMS, telefone com operador, telefone sem operador e correio.

Via Comparador de Comissões

Fonte: pplware.sapo.pt, 1/10/2018