associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

O multibanco engoliu o seu cartão? Saiba o que fazer

in Notícias Gerais
Criado em 28 setembro 2018

Nem sempre existe a necessidade de anular o cartão. Clique na galeria e saiba como proceder nestas situações.

Ver o cartão ficar retido no multibanco pode ser um pesadelo. Contudo, ninguém está livre de se ver nessa situação. O ATM pode engolir o seu cartão por diversos motivos: se exceder as tentativas de colocar o código pin, se o cartão expirar, em cause de fraude ou mesmo avaria da caixa de multibanco. E nem sempre é necessário anular o cartão.

Para se proteger de situações mais complicadas, roubo por exemplo, o melhor é fazer um seguro contra estes e outros riscos.

A Compara Já dá-lhe algumas dicas sobre o que fazer caso o seu cartão fique retido no ATM. Clique na galeria e fique a saber como proceder.

O ATM está numa agência do seu banco

 Se for este o caso, apenas tem de entrar dentro da agência e reportar a situação. Na hora devolvem-lhe o cartão. Caso já passe da hora de fecho, informe o banco e volte no dia seguinte.

O ATM está numa agência de outro banco

 Se não se tratar do seu banco, deve informar ambas as agências. Perceba junto do seu banco a razão pela qual o cartão ficou retido. Nestas situações, o processo pode ser mais demorado. Só depois de o seu banco entrar em contacto com a outra entidade é que pode reaver o cartão.

O ATM está fora de uma agência

Se o ATM estiver na rua, num centro comercial ou num posto de abastecimento, por exemplo, pode ser um pouco mais complicado. Contacte a sua instituição financeira. No caso de ser fraude, dirija-se à esquadra mais próxima para reportar a situação.

Como evitar

Se tiver cartão de crédito, evite entrar em incumprimento. Além disso deve estar atento às mensagens apresentadas no ecrã. Também é importante analisar o ATM em si para detetar algum tipo de vandalismo. E nunca aceite ajuda de terceiros.

Fonte: dinheirovivo.pt, 28/9/2018