Caso se preocupe com a reputação no trabalho pode ter em atenção os seguintes hábitos que lhe colocam a imagem profissional em risco.
- Atrasar-se com frequência
Chegar constantemente atrasado ao trabalho, às reuniões, terminar frequentemente um projeto ou entregar um trabalho com atraso (ou até mesmo em cima da hora limite) confere-lhe uma má imagem junto dos colegas e dos superiores.
- Conversar demasiado
Falar muito, distraindo os colegas, falar alto ao telefone e fazer muito barulho quando se trabalha em open space degrada a imagem de um trabalhador perante os restantes.
- Praticar o verbo procrastinar
Adiar uma tarefa difícil nunca é uma boa solução. Se os seus colegas e superiores lhe perguntarem por um trabalho e a resposta for sempre "ainda não peguei nisso" ou "amanhã termino", a sua imagem sairá prejudicada. Além disso, se passar o tempo no Facebook ou com o telemóvel na mão, por exemplo, em vez de trabalhar, será certamente mal visto.
- Fazer somente o mínimo
Não se esforçar e fazer unicamente o mínimo esperado também lhe traz uma má reputação no local de trabalho. cada vez mais as empresas valorizam os colaboradores pro-ativos, que surgem com ideias para novos projetos e soluções, mesmo quando não lhes é exigido.
- Fazer tudo e mais alguma coisa
Por outro lado, se fizer todas as tarefas e mais algumas, para tentar cair nas graças do chefe e para agradar a todos, nunca conseguindo dizer não no trabalho e se atrasando nas próprias obrigações, também pode ser mal interpretado pelos colegas, que podem achar que lhes quer roubar o lugar.
- Fazer queixinhas
Este ponto, apesar de óbvio, é importante referir. Fazer queixas ou apontar o dedo aos colegas são fortes razões para os colegas de trabalho não gostarem de si. Aqui o truque é falar com os colegas primeiro, tentando resolver os conflitos ou problemas e só recorrer a superiores quando a conversa com o colega em causa não funcionar.
- Não ajudar os outros
Recusar-se a ajudar os outros ou a prestar informações coloca-o facilmente na lista negra não só das pessoas a quem os pedidos foram recusados, mas de qualquer outro colega que passa a ver em si alguém que não está disponível, e também do seu chefe, pois mostra que está mais preocupado com o seu posto do que com o bem da empresa em geral.
- Isolar-se na empresa
Não se envolver com os colegas de trabalho, não trabalhar em equipa, fugir a reuniões e encontros da empresa e trabalhar silenciosamente no seu canto são hábitos que o deixam mal visto no trabalho.
- Não ser proativo
Isto acontece quando se recusa a fazer novas tarefas por achar que não é da sua competência, quando demonstra inércia para mudar a forma de trabalhar ou quando não se esforça para atualizar os seus conhecimentos e a sua experiência.
- Cair no desleixo
Se apresentar um local de trabalho desorganizado, se falhar com o prometido, ou se esquecer-se de coisas com frequência, também pode ser mal-encarado pelos outros, transmitindo uma atitude de falta de motivação.
Fonte: economias.pt, 7/9/16