associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

É oficial. Rendas aumentam 1,15% no próximo ano

in Notícias Gerais
Criado em 12 setembro 2018

O aumento resulta da taxa média de inflação nos últimos 12 meses, sem considerar os preços da habitação, que acelerou para 1,15% em agosto.

As rendas serão atualizadas em 1,15% no próximo ano. Este aumento é confirmado, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que publica os dados da inflação relativos a agosto de 2018, confirmando a estimativa rápida que tinha divulgado no final de agosto.

O aumento resulta da taxa média de inflação nos últimos 12 meses, sem considerar os preços da habitação que acelerou para 1,15% em agosto, o que representa um ligeiro acréscimo face aos 1,14% registados em julho. Este valor será depois publicado em Diário da República e, após essa publicação, os senhorios que o entenderem (uma vez que a atualização não é obrigatória) poderão comunicar aos inquilinos o aumento das rendas.

Assim, uma renda de 500 euros, por exemplo, passará a ser, com esta atualização, de 505,75 euros no próximo ano, o que corresponde a um aumento acumulado de 69 anos no conjunto do ano.

Os dados mais recentes do INE, relativos ao ano de 2017, mostram que o valor mediano das rendas em Portugal é de 4,39 euros por metro quadrado (o que significa que, por exemplo, é cobrada uma renda de 439 euros por uma casa de 100 metros quadrados), mas os valores variam muito consoante a região. O município de Lisboa é o mais caro, onde a renda mediana é de 9,62 euros por metro quadrado.

Fonte: eco.pt, 12/9/2018