associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Mas, afinal, paga-se para levantar dinheiro nas caixas de multibanco?

in Notícias Gerais
Criado em 04 setembro 2018

Instituições de crédito em Portugal estão proibidas de cobrar comissões por levantamentos, mas se este for feito a crédito, pode estar sujeito ao pagamento de comissões associadas. O Banco de Portugal explica tudo o que é preciso de saber sobre o assunto.

As instituições de crédito em Portugal estão proibidas de cobrar comissões pelos levantamentos em caixas automáticos. No entanto, se o levantamento for feito a crédito, pode estar sujeito ao pagamento de comissões associadas, segundo explicou o Banco de Portugal, num comunicado divulgado esta terça-feira, em que apresenta tudo o que é preciso de saber sobre o assunto.

Se o seu cartão for apenas um cartão de débito, pode fazer levantamentos em Portugal, independente da rede a que esse caixa automática pertença, sem ter de pagar comissões por esse levantamento. Pode identificar o seu cartão de débito através de uma das seguintes marcas que, por norma, vêm integradas no cartão: MB, Visa Electron e Maestro.

Contudo, se o cartão for de crédito, quando fizer um levantamento numa caixa de multibanco estará, na verdade, a fazer um crédito. Ou seja, o levantamento de dinheiro a crédito implica o pagamento de comissões e, eventualmente, de juros. Habitualmente, os cartões de crédito integram uma das seguintes marcas: Visa, Mastercard ou Amex.

Já se tiver um cartão misto que integre, ao mesmo tempo, uma marca de débito e uma marca de crédito, o BdP assegura que só se paga se o levantamento for feito a crédito. Caso seja feito por débito, está livre de qualquer pagamento de comissões.

O Banco de Portugal sublinha também a importância de se informar junto de um prestador de serviços, antes de celebrar um contrato de utilização de cartão, sobre quais as marcas de pagamento que o cartão inclui, quais as suas características e funcionalidades.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 4/9/2018