Erros no emprego todos cometem. O problema é que há uns que podem estar a "minar" o seu sucesso. Saiba quais os erros que podem custar-lhe o emprego.
Já alguma vez parou para pensar no seu percurso profissional e deu por si a achar que algo não está bem? Se não fez talvez esteja na hora. É que sem dar conta pode estar a sabotar o seu sucesso profissional. Como? Simples. Com as suas atitudes. Pare, analise a sua situação profissional e descubra se está a cometer algum destes erros que podem custar-lhe o emprego.
ERROS A EVITAR
A situação que o mercado de trabalho enfrenta atualmente é delicada e conseguir ou manter um emprego não é tarefa fácil. O problema é que nem só a situação económica pode estar na base de um despedimento. As suas atitudes também contam (e muito!) e se não forem as melhores podem ser razão mais do que suficiente para ser dispensado. Erros no emprego, todos cometem, mas estes podem ser evitados. Ora veja.
- NÃO ENTENDER NEM SEGUIR OS OBJETIVOS DA EMPRESA
Se trabalha numa determinada empresa deve ser capaz de entender os objetivos da empresa e, mais importante, de lutar por eles. E não espere ter alguém a dizer tudo (e a toda a hora). As suas chefias esperam que seja capaz de compreender o que é realmente importante para a empresa e de trabalhar para isso. Não se limite a fazer apenas aquilo que lhe dizem. Seja proactivo, isso vai certamente impressionar o seu chefe e torná-lo um ativo valioso.
- NÃO SE TORNAR UM ELEMENTO FUNDAMENTAL DA EQUIPA
Vem no seguimento do anterior. Não queira (nem seja) apenas mais um na empresa. Se quer garantir o seu sucesso e – mais importante – o seu emprego destaque-se e torne-se um elemento fundamental para a empresa.
- SER ANTIPÁTICO
As suas capacidades relacionais também contam. Ser antipático, temperamental ou arrogante (por exemplo) para tudo o todos os que o rodeiam não vai ajudá-lo a manter o seu emprego. A sua atitude pode estar a originar mau ambiente no seu local de trabalho e isso certamente vai notar-se e ser prejudicial para si. Pense: na hora de despedir duas pessoas com perfis idênticos, sendo que uma se relaciona bem e com facilidade com todos os colegas (e clientes) e a outra tem uma má postura, quem acha que fica?
- LINGUAGEM CORPORAL NEGATIVA
Revirar os olhos de irritação, suspirar de tédio ou mostrar-se demasiado agitado numa reunião (por exemplo) diz mais do que possa pensar. A sua linguagem corporal pode transmitir uma mensagem negativa às pessoas que o rodeiam. Tenha atenção a isso.
- PROCRASTINAR
É impossível falar nos erros que podem custar-lhe o emprego sem falar na procrastinação. No seu emprego deve cumprir as suas tarefas. Claro, todos temos direito a fazer pausas ao longo do dia e, por vezes, até deixamos os trabalhos que menos nos agradam para o fim. Mas isso não deve prejudicar o seu trabalho ou interferir com as suas tarefas. Pode até achar que ninguém dá por nada, mas pode ter a certeza que não é assim e isso pode ser “fatal”.
CORRIGIR PARA EVOLUIR
Para construir uma carreira sólida e de sucesso vai precisar de uma dose de sorte q.b., mas o ingrediente mais importante é você. Por isso, analise o seu percurso e identifique todos os erros que possam estar a pôr em causa o seu sucesso. Depois é só corrigi-los e dar o seu melhor. A receita não podia ser mais simples.
Fonte: e-konomista.pt, 31/5/15