Saber ouvir é tão ou mais importante quanto saber comunicar, especialmente em contexto de trabalho. Saiba como ser um bom ouvinte e marque a diferença.
Como ser um bom ouvinte? Não é, com certeza, a coisa mais fácil do mundo, mas é possível trabalhar essa capacidade que é também uma extraordinária competência profissional.
O que faz, depende, regra geral, das necessidades de outros, sejam eles clientes, chefes ou colegas. Portanto, saber escutar é fundamental para poder ir ao encontro das expectativas de quem solicita o seu trabalho. Saber como ser um bom ouvinte vai fazer toda a diferença e permitir que se destaque no seu local de trabalho.
Para perceber o que os outros pensam, precisam e esperam de si, é essencial que ouça tudo o que eles têm para lhe dizer. Não há como ser um bom ouvinte se não começar por mostrar disponibilidade, atenção e respeito. Isso é absolutamente decisivo para ganhar a confiança de quem recorre a si, permitindo que a mensagem chegue o mais completa e clara possível. Quanto mais difícil for a questão, mais importante será ouvir.
Se ainda não sabe como ser um bom ouvinte, apresentamos algumas dicas fundamentais – o que fazer e o que evitar – que o vão ajudar.
12 DICAS PARA SABER COMO SER UM BOM OUVINTE
- ESCOLHA O LOCAL
Quando precisar de ouvir o que alguém tem para dizer, escolha o melhor local possível, um espaço livre de distrações e tranquilo, onde possam estar à vontade e que lhe permita focar-se na mensagem, como uma sala de reuniões, por exemplo.
- DÊ A PALAVRA
Ouça antes de falar. Permita que exponham o assunto que têm para lhe apresentar, durante o tempo que for necessário, sem pressa.
- NÃO INTERROMPA
Ouça tudo o que a outra pessoa tiver para lhe dizer, até ao fim, até ela se calar e pedir a sua opinião. Nunca interrompa, seja por que motivo for. Se o fizer vai estar a mostrar falta de interesse e de respeito.
- PRESTE ATENÇÃO
Mostre-se atento e interessado ao que ouve. Vá acenando com a cabeça e, se possível, tomando breves notas do que lhe parecer mais importante, para não se esquecer. Mantenha o contacto visual
- CUIDADO COM A LINGUAGEM NÃO VERBAL
Nem só de palavras se faz a comunicação. O que mostramos com o nosso corpo também comunica e é muito importante que seja coerente com aquilo que dizemos e/ou queremos transmitir ao outro. Para além de manter o contacto visual, coloque-se próximo do outro, não cruze os braços e se cruzar as pernas, volte-as para ele.
- NÃO MUDE DE ASSUNTO
Quando chegar a sua vez de falar, não mude de assunto. Ainda que possa, eventualmente, relacionar a temática com outros assuntos, mantenha-se focado e cinja-se ao que está “em cima da mesa”.
- PERGUNTE O INDISPENSÁVEL
Faça boas perguntas e apenas aquelas que forem essenciais para esclarecer qualquer dúvida e perceber melhor a problemática. Faça-o com cuidado, num tom de voz agradável e seguro, numa linguagem adequada à situação.
- EVITE COMPARAR
Como se costuma dizer, cada caso é um caso. Quando falamos, por exemplo, a um cliente, isso deve ser mesmo seguido à risca. Ou seja, cada cliente deve sentir-se único e especial. Portanto, nunca faça comparações. Mesmo que isso lhe possa ocorrer não o verbalize.
- NÃO IMPONHA A SUA OPINIÃO
Respeite sempre o ponto de vista do outro. Evite discutir ou impor a sua opinião. Apresente possibilidades. Caso lhe pareça absolutamente necessário, explique as vantagens de uma solução que possa ter resultados mais positivos.
- PARTILHE BOA ENERGIA
Não relativize as preocupações do outro. Fale com o mesmo entusiasmo que o seu interlocutor relativamente ao assunto em causa e mostre segurança e tranquilidade, mesmo que se trate de uma situação difícil. Crie empatia.
- VALORIZE E SEJA GRATO
Aprecie a oportunidade e confiança que alguém depositou em si e esforce-se por lhe dar a melhor resposta.
- NÃO MISTURE O PESSOAL COM PROFISSIONAL
Para saber como ser um bom ouvinte, deve ser capaz de se focar na essência da questão. Para o efeito, coloque de lado quaisquer preocupações pessoais. Só assim vai conseguir manter-se focado. Nunca apresente exemplos pessoais, sobretudo a um cliente, mesmo que ele lhe confidencie os dele.
Se conseguir respeitar todas as dicas apresentadas, vai saber como ser um bom ouvinte e ganhar uma competência profissional preciosa para o mercado atual.
Fonte: e-konomista.pt, 3/8/2018