associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Usou o seu cartão numa ATM Euronet? Saiba quanto lhe é cobrado de comissão

in Notícias Gerais
Criado em 02 agosto 2018

Se tem um cartão de crédito, débito ou com as duas funções, fique a saber que essa diferença conta para as máquinas de levantamento de dinheiro desta operadora, no que respeita ao valor da comissão que lhe está a ser cobrado.

Vários consumidores fizeram levantamentos monetários nas ATM da rede Euronet, tendo percebido que acabaram por pagar uma comissão por esse tipo de operação bancária. O alerta está a ser dado pela DECO, que explica o porquê dos valores cobrados, bem como as diferenças entre cada um dos tipos de cartão.

No caso de ter usado um cartão dual, (com funções de débito e crédito), numa ATM desta operadora, a função que é assumida pela ATM é a de crédito, ao invés do que sucede numa caixa multibanco comum. Esta escolha surge porque a Euronet não está ligada à rede nacional da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), ou seja é como se estivesse a usar o seu cartão fora de Portugal.

O levantamento é assumido como um adiantamento do dinheiro e fica sujeito a uma comissão, cuja taxa varia de banco para banco, mas que por norma ronda os quatro euros, a que acresce uma percentagem de  cerca de 4% do montante levantado.

Embora estas caixas coloquem um aviso no monitor onde revelam que pode ser cobrada uma comissão da parte dos bancos, pelo levantamento do dinheiro, a DECO refere que “a mensagem não é esclarecedora”. Contudo, se usar um cartão de débito nestas ATM, não sofrerá qualquer tipo de cobrança, pois esta é proibida por lei.

Crédito, débito, ou dual: quais as diferenças?

Um cartão de crédito tem um montante de crédito associado que é onde, geralmente, são efetuados os movimentos bancários quando o cartão é utilizado.

O cartão de débito quando usado permite fazer um pagamento num estabelecimento comercial, ou levantar dinheiro numa caixa automática, sendo o valor automaticamente descontado no saldo da conta à ordem.

Os cartões dual possibilitam movimentar diretamente a conta à ordem e recorrer à conta-cartão associada, ou seja poderá usá-lo na rede associada, como por exemplo Visa, Mastercard ou American Express. Deve sempre confirmar junto do seu banco, se o seu cartão tem esta dupla função.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 2/8/2018