A Resulima empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos dos municípios da zona do Vale do Lima e Baixo Cávado: Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, obteve através do Fundo de Coesão da União Europeia, PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos um financiamento para um projeto designado Comércio a Reciclar, cujo o objetivo é uma campanha de sensibilização ambiental dirigida ao pequeno comércio e serviços que prevê visitar os estabelecimentos comerciais e de serviços, sensibilizando-os para uma correta separação dos resíduos valorizáveis.
As ações de sensibilização visam educar, sensibilizar e promover, junto do comércio e serviços, uma maior informação sobre as vantagens de adotar comportamentos ambientalmente corretos, no âmbito da valorização dos resíduos urbanos.
Através do contacto direto, associado de forma concreta aos serviços de recolha seletiva, pretende-se motivar a alteração de comportamentos que permitam melhorar o desempenho ambiental das localidades. Conjugado com estas ações de sensibilização, a Resulima disponibiliza um serviço de recolha diária de resíduos valorizáveis.
Neste sentido, a ACIAB e as Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca apoiam a iniciativa Comércio a Reciclar, pois a separação de resíduos tem várias vantagens ambientais, económicas e sociais, como a poupança de água e energia, redução das taxas de tratamento de resíduos, redução de aterros e da inceneração e promoção do emprego.
A localização privilegiada dos dois concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, inseridos no Parque Nacional Peneda-Gerês – PNPG, são uma das maiores atrações naturais do país, pela da sua fauna e flora, o que faz com que o turismo ganhe cada vez mais proporção, por isso, todos temos a missão de contribuir para um ambiente melhor e com maior qualidade de vida para a gerações futuras.
A ACIAB incentiva todos os comerciantes para adesão à iniciativa Comércio a Reciclar, se todos contribuirmos para um melhor ambiente e mais saudável, estamos a construir o futuro da nossa região.
Adira à iniciativa Comércio a Reciclar!