associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

10 passos para descobrir se o seu trabalho é tóxico

in Notícias Gerais
Criado em 23 julho 2018

Ter um ambiente de trabalho saudável é fundamental para a saúde. No entanto, isso nem sempre acontece. Tenha atenção a alguns sinais para saber se o local onde passa várias horas por dia é ou não tóxico.

  1. Ter a cabeça sempre no trabalho
    Um dos sinais de que o seu trabalho começa a ser prejudicial é quando sente que está a trabalhar mesmo já estando fora da empresa. Não tem tempo para si, família e amigos. Ou seja, tem a cabeça sempre no trabalho.
  2. Acreditar que pode ser despedido a qualquer momento
    Alguns empregos são caracterizados por níveis elevados de incerteza, rotatividade e constante mudança. Se for esta a sua situação é normal que se sinta ansioso e com medo. É prejudicial para o desempenho do trabalho senão puder confiar no plano de carreira que a empresa lhe proporciona.
  3. Família e amigos notam que anda diferente
    Se os seus amigos e familiares tiverem feito comentários sobre o seu humor ou comportamento ouça-os. Se eles perceberem uma mudança negativa no seu humor ou no seu comportamento é um indicador de que algo está mal.
  4. Está saturado das críticas
    As críticas construtivas podem ser uma forma de os colegas de trabalho crescerem em conjunto e melhorarem o desempenho. No entanto, quando as críticas negativas são mais habituais do que as positivas, começam a tornar-se prejudiciais.
  5. Pressionado a almoçar com a equipa
    Ser convidado a almoçar com o resto de seus colegas de trabalho é uma coisa positiva, a menos que esse convite venha com insistência e oiça palavras desagradáveis se recusar.
  6. Os colegas de trabalho estão sempre a falar mal uns dos outros
    As intrigas são tóxicas em qualquer local de trabalho. Causam mau ambiente e não deve haver nenhuma tolerância por parte das chefias para que continuem.
  7. É vitima de bullying ou de assédio
    O bullying e o assédio são outros fatores que podem acontecer no local de trabalho. Isso pode vir acompanhado de insultos, ataques de fúria ou insensibilidade para com os colegas.
  8. Está sempre ansioso
    Se está sempre a pensar nas férias e ansioso que estas cheguem, isso só pode significar que não é feliz no atual emprego atual e que chegou o tempo de repensar a sua vida profissional.
  9. Sente-se nervoso enquanto trabalha
    Se nunca conseguir relaxar em momento algum, é sinal de que o emprego onde está não é certamente o certo para si.
  10. O seu horário de trabalho não é respeitado
    Se nunca sai a horas do trabalho, porque estão sempre a pedir-lhe trabalho extra, mais cedo ou mais tarde deixará de ter vida própria. Este é um dos sinais mais fortes de que está num local de trabalho tóxico.

 

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 22/7/2018