associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

A Ciência diz-lhe quantas horas de trabalho por dia deve fazer

in Notícias Gerais
Criado em 22 junho 2018

Argumentos para trabalhar quanto baste... sem exageros! Saiba quantas horas de trabalho por dia permitem ser produtivo sem prejudicar a sua saúde.

As sociedades ocidentais fazem o culto da produtividade e do trabalho. Mas quantas horas de trabalho por dia devemos fazer para garantir que somos produtivos sem prejudicar a nossa saúde? Será que o número de horas que trabalhamos é directamente proporcional ao que produzimos? Será mesmo assim em todas as áreas profissionais?

QUANTAS HORAS DE TRABALHO POR DIA DEVO FAZER?

Vamos começar pelos argumentos

O hábito da má gestão: ao contrário do que muitos empregadores do norte da Europa advogam, os empregadores portugueses valorizam, excessivamente, os colaboradores que entram cedo e saem tarde do local de trabalho. A leitura que fazem deste comportamento é de que o colaborador está empenhado; porém, garantimos-lhe: pode não ser só empenho, mas incapacidade de gestão do tempo! Parece mal sair a horas, mas na verdade, as empresas deveriam atribuir a cada colaborador trabalho fazível dentro do seu horário.

Trabalhar muito é sinónimo de estatuto social: para inúmeras pessoas, trabalhar muitas horas é sinónimo de sucesso e de prosperidade. Propomos-lhe que reflicta sobre a seguinte questão: “O que é o sucesso para mim?”. Será que ser bem sucedido, para si, significa ser valorizado pelo seu chefe por sair sempre mais tarde, ou pelo contrário sentir-se-ia mais realizado se conseguisse equilibrar a sua vida pessoal com as exigências profissionais? O sucesso define-se e mede-se individualmente, e está directamente relacionado com o seu bem-estar!

Devo estar sempre contactável e permanentemente conectado: quantas horas de trabalho por dia é que faz quando leva o seu telemóvel para casa e fica até tarde a dar resposta aos emails que recebe? Será que está a cumprir o seu horário ou a trabalhar mais horas do que devia?

O resultado deste comportamento é o envelhecimento dos jovens – parece um contrassenso, mas a verdade é que os problemas que antes eram associados ao envelhecimento (cancro, enfartes, diabetes, problemas do sistema nervoso) começam a surgir cada vez mais cedo!

O que dizem os estudos?

Trabalhar mais do que 40 horas semanais faz mal à saúde;

Trabalhar mais de 10 horas por dia aumenta o risco de doenças cardiovasculares;

10 por cento das pessoas que trabalham de 50 a 60 horas semanais têm problemas de relacionamento interpessoal;

Trabalhar mais de 40 horas por semana faz com que o trabalhador consuma mais álcool e mais tabaco, e aumenta a probabilidade de depressão e de aumento de peso;

Em 50 horas de trabalho semanais, apenas uma pequena parte é realmente produtiva;

A taxa de abstinência é superior em empresas que sobrecarregam os colaboradores;

À medida que o tempo de trabalho prestado aumenta ao longo do dia, aumenta também a probabilidade de ter um acidente de trabalho. Os colaboradores que trabalham mais de 60 horas por semana têm 23% mais de probabilidade de sofrer um acidente;

No sector industrial, um aumento de 10% do tempo de trabalho corresponde a uma redução de 2% na produtividade.

EM SUMA, DEVO TRABALHAR QUANTAS HORAS POR SEMANA?

Nunca mais de 50 horas por semana se quiser preservar o seu bem-estar físico, a sua felicidade e as suas relações pessoais!

Fonte: e-konomista.pt, 22/6/2018