associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Saiba o que fazer em caso de roubo ou perda do Cartão de Cidadão

in Notícias Gerais
Criado em 05 junho 2018

Saiba o que fazer em caso de roubo ou perda do Cartão de Cidadão. Perder documentos é muito aborrecido. É preciso ter cuidado, porque se caem em mãos erradas pode ter problemas.

O que fazer em caso de roubo ou perda do Cartão de Cidadão? O Cartão de Cidadão é o seu principal documento de identificação. Para além do número que o identifica enquanto cidadão português, contém ainda o número de identificação fiscal, o número da segurança social e número de utente. Desta forma, acabamos por ter mais espaço na carteira, já que um único cartão agrega vários documentos.

Mas isto também tem um lado negativo: se o perder, é como se perdesse vários documentos de uma só vez! O melhor conselho que lhe podemos dar é que se previna e faça de tudo para não o perder. Obviamente que ninguém perde um documento por opção, mas não podemos deixar de alertar para o cuidado que deve ter. Primeiro porque pode ser perigoso e depois porque refazer o cartão obriga a perder tempo e a gastar dinheiro.

O QUE FAZER EM CASO DE ROUBO OU PERDA DO CARTÃO DE CIDADÃO

Seja através de um furto ou da perda por distração, se não souber o que aconteceu ao seu Cartão de Cidadão convém tomar medidas o mais brevemente possível, porque se o documento cai nas mãos de estranhos estes podem fazer coisas tão sérias como aceder a contas de serviços que tenha em seu nome ou até fazerem passar-se por si.

Sim, o furto ou perda do Cartão de Cidadão pode levar ao roubo de identidade. Esperamos que, com este exemplo, perceba o quão importante é proteger os seus documentos.

Mas e se acontecer? Não podemos estar sempre em estado de alerta e os acidentes acontecem.

Se não conseguir evitar que o seu Cartão de Cidadão seja roubado ou se o perder, deve cancelá-lo no prazo de 10 dias, para evitar consequências como as que já enumerámos. De seguida, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o cancelamento.

QUEM PODE CANCELAR?

Se o portador do Cartão de Cidadão tiver menos de 16 anos, é preciso que o seu representante legal o faça no seu lugar. De resto, qualquer pessoa pode cancelar o seu próprio cartão.

COMO E ONDE CANCELAR?

Há três formas de cancelar o Cartão de Cidadão:

Pela internet – se o seu cartão tiver sido autenticado, faça-o por aqui. Caso não tenha sido, siga este link;

Telefonicamente – através da Linha Registos, cujo número é o 211 95 500;

Presencialmente – pode dirigir-se a uma conservatória do registo civil, a um Espaço Registos ou a uma Loja do Cidadão.

Para quem está no estrangeiro, o que fazer em caso de roubo ou perda do Cartão de Cidadão? Neste caso, é possível fazer o cancelamento num Posto Consular.

Para efetuar este processo irá precisar dos dados, como o código de cancelamento, que constam na carta PIN, que é enviada para a sua morada quando faz ou renova o Cartão de Cidadão.

Fonte: e-konomista.pt, 5/6/2018