associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Os seus colegas de trabalho não gostam de si?

in Notícias Gerais
Criado em 02 maio 2018

Se os colegas de trabalho não gostam de si, esta situação pode causar um impacto negativo na sua produtividade. Saiba dar a volta ao assunto.

Em contexto laboral, há um problema comum a muitos profissionais e ele envolve as relações interpessoais. Se os seus colegas de trabalho não gostam de si, é certo que esta é uma situação desconfortável para todos. Neste artigo vamos ajudá-lo a compreender as possíveis razões para essa antipatia e, claro, dar algumas dicas para reverter a situação.

Tendo em conta o tempo que passam juntos, dar-se bem com os seus colegas no emprego não só contribui para um melhor ambiente de trabalho, como também pode torná-lo num trabalhador melhor. Quando um ou mais colegas de trabalho não gostam de si, não é agradável e é preciso encontrar ferramentas de resolução para a questão. O conflito acontece e as suas ações podem estar a contribuir para esse atrito. Vamos descobrir?

6 RAZÕES PELAS QUAIS OS COLEGAS DE TRABALHO NÃO GOSTAM DE SI

Chega sempre atrasado;

Falta com bastante frequência, principalmente quando o trabalho aperta;

É um procrastinador nato;

Fala demasiado e gosta da bisbilhotice;

Fica com os créditos do trabalho e das ideias dos outros;

Quando as coisas correm mal, assume sempre o papel de vítima.

Se é culpado por uma ou mais razões das que apontámos acima, já sabe o que precisa de mudar para que os seus colegas de trabalho gostem de si. Se não é o seu caso, confira agora as nossas 6 dicas para melhorar o ambiente de trabalho.

6 DICAS PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO COM COLEGAS DE TRABALHO

  1. Seja simpático

Use as boas-maneiras, cumprimente todos e seja cordial. Sorria quando os seus colegas o abordam com perguntas, faça contacto visual enquanto conversa e mostre interesse no que lhe estão a dizer. Elogie, mas seja honesto. Se alguém lhe fizer um favor, diga obrigado.

  1. Não seja o empecilho

Não cause problemas a todos, atrasando a entrega ou término dos trabalhos que lhe foram confiados. Responda atempadamente aos emails e caso se comprometa com os seus colegas com algum prazo ou tarefa, não quebre a promessa.

  1. Dê uma ajuda

Todos precisamos de ajuda, seja para uma revisão rápida de erros ou gralhas num email ou para ficar mais 20 minutos depois da hora e ajudar a organizar as cadeiras para uma reunião no dia seguinte. Seja útil e partilhe o seu tempo e conhecimentos com os seus colegas de trabalho. Esses favores serão apreciados e um dia, quem sabe, retribuídos.

  1. Proponha soluções

É fácil reclamar e apontar o dedo às falhas, mas o que faz de alguém um bom colega de trabalho é a capacidade de pensar em soluções.

  1. Não fique com os louros dos outros

Reivindicar a responsabilidade exclusiva por grande projeto pode até impressionar as chefias, mas esse comportamento vai destruir o respeito que os seus colegas de trabalho possam ter por si. Se partilhou o trabalho, partilhe também o mérito.

  1. Forneça o “sustento”

Se tiver jeito para a cozinha, leve um bolo caseiro para o trabalho e partilhe-o com os seus colegas. Se a culinária não é o seu forte, compre umas bolachinhas e conquiste os seus colegas de trabalho, uma caloria de cada vez.

Fonte: e-konomista.pt, 2/5/2018