Se os colegas de trabalho não gostam de si, esta situação pode causar um impacto negativo na sua produtividade. Saiba dar a volta ao assunto.
Em contexto laboral, há um problema comum a muitos profissionais e ele envolve as relações interpessoais. Se os seus colegas de trabalho não gostam de si, é certo que esta é uma situação desconfortável para todos. Neste artigo vamos ajudá-lo a compreender as possíveis razões para essa antipatia e, claro, dar algumas dicas para reverter a situação.
Tendo em conta o tempo que passam juntos, dar-se bem com os seus colegas no emprego não só contribui para um melhor ambiente de trabalho, como também pode torná-lo num trabalhador melhor. Quando um ou mais colegas de trabalho não gostam de si, não é agradável e é preciso encontrar ferramentas de resolução para a questão. O conflito acontece e as suas ações podem estar a contribuir para esse atrito. Vamos descobrir?
6 RAZÕES PELAS QUAIS OS COLEGAS DE TRABALHO NÃO GOSTAM DE SI
Chega sempre atrasado;
Falta com bastante frequência, principalmente quando o trabalho aperta;
É um procrastinador nato;
Fala demasiado e gosta da bisbilhotice;
Fica com os créditos do trabalho e das ideias dos outros;
Quando as coisas correm mal, assume sempre o papel de vítima.
Se é culpado por uma ou mais razões das que apontámos acima, já sabe o que precisa de mudar para que os seus colegas de trabalho gostem de si. Se não é o seu caso, confira agora as nossas 6 dicas para melhorar o ambiente de trabalho.
6 DICAS PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO COM COLEGAS DE TRABALHO
- Seja simpático
Use as boas-maneiras, cumprimente todos e seja cordial. Sorria quando os seus colegas o abordam com perguntas, faça contacto visual enquanto conversa e mostre interesse no que lhe estão a dizer. Elogie, mas seja honesto. Se alguém lhe fizer um favor, diga obrigado.
- Não seja o empecilho
Não cause problemas a todos, atrasando a entrega ou término dos trabalhos que lhe foram confiados. Responda atempadamente aos emails e caso se comprometa com os seus colegas com algum prazo ou tarefa, não quebre a promessa.
- Dê uma ajuda
Todos precisamos de ajuda, seja para uma revisão rápida de erros ou gralhas num email ou para ficar mais 20 minutos depois da hora e ajudar a organizar as cadeiras para uma reunião no dia seguinte. Seja útil e partilhe o seu tempo e conhecimentos com os seus colegas de trabalho. Esses favores serão apreciados e um dia, quem sabe, retribuídos.
- Proponha soluções
É fácil reclamar e apontar o dedo às falhas, mas o que faz de alguém um bom colega de trabalho é a capacidade de pensar em soluções.
- Não fique com os louros dos outros
Reivindicar a responsabilidade exclusiva por grande projeto pode até impressionar as chefias, mas esse comportamento vai destruir o respeito que os seus colegas de trabalho possam ter por si. Se partilhou o trabalho, partilhe também o mérito.
- Forneça o “sustento”
Se tiver jeito para a cozinha, leve um bolo caseiro para o trabalho e partilhe-o com os seus colegas. Se a culinária não é o seu forte, compre umas bolachinhas e conquiste os seus colegas de trabalho, uma caloria de cada vez.
Fonte: e-konomista.pt, 2/5/2018