Delegar tarefas é parte integrante do trabalho de equipa em qualquer ambiente profissional. Saiba porquê e como praticar.
A falta de trabalho para completar todos os objetivos de um determinado projeto, de completar até todas as tarefas diárias e, consequentemente, a falta de tempo para equilibrar vida profissional com a vida pessoal, são algumas das principais queixas dos gestores ou líderes. Delegar tarefas pode ser a solução para este problema.
Primeiro que tudo, é importante que gestores, líderes e chefes tenham noção que delegar não é admissão de fraqueza ou de falta de capacidade de liderança. Pelo contrário, delegar tarefas pode ser uma estratégia para fortalecer uma equipa de trabalho. É importante claro, delegar as coisas certas às pessoas que mais aptidão demonstram para lidar com determinada tarefa.
OS BENEFÍCIOS DE DELEGAR TAREFAS
Delegar tarefas não põe em causa o sucesso da equipa, mas é, mesmo assim, um desafio. Enquanto líder ou gestor é importante saber que tarefas está disposto e pronto a delegar. Há determinadas decisões que deve ser o líder a tomar e isto nunca é colocado em causa.
Delegar tarefas tem como grande vantagem a união da equipa de trabalho e a avaliação de competências em colaboradores que, de outra forma, não teriam oportunidade de as desenvolver. Alguns pontos em que um líder tem apostar na delegação de tarefas:
Conhecer bem os elementos da equipa para saber em quem vai confiar o quê. Não convém delegar sempre nos mesmos, nem somente porque a pessoa tem menos tarefas;
Avaliar a motivação e aptidão da pessoa para determinada tarefa;
Confiar em todos os membros da equipa, de maneira a que estes possam levar a cabo as tarefas sem ter alguém sempre a tentar controlar o trabalho;
Dar instruções claras na hora de delegar, sobre o que é pretendido e quando tem de estar terminado;
Dar acompanhamento, motivar, elogiar e corrigir quando necessário.
É muito importante recordar as diferenças entre chefe e líder para refletir sobre estes pontos. Delegar tarefas pode ser um passo importantíssimo para criar laços mais fortes entre todos os membros da equipa e ajudar o projeto ou empresa a crescer.
Delegar tarefas aumenta a participação dos colaboradores, fornece ferramentas de aprendizagem e crescimento profissional e melhora a comunicação dentro da equipa de trabalho.
QUANDO DELEGAR TAREFAS?
O gestor ou líder tem de saber separar as tarefas que têm de ser exclusivamente suas e as que pode/deve delegar. Ao decidir quais as tarefas a dar a outros colaboradores e a fazer essa correspondência, um mecanismo que se pode usar é a delegação por etapas.
Isto consiste em cumprir os passos anteriormente mencionados e depois em começar por delegar tarefas menos importantes, reduzindo assim os riscos de que algo possa correr menos bem e para ter espaço de manobra para resolver a questão. É fulcral saber o que delegou e a quem, ter tudo registado e assim garantir todas as condições para que a tarefa possa ser completa com sucesso.
Fonte: e-konomista.pt, 26/4/2018