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8 dicas para transformar o seu negócio num sucesso

in Notícias Gerais
Criado em 26 abril 2018

Imaginar os piores cenários possíveis e ter em conta a opinião dos trabalhadores da sua empresa são dois passos para evitar o fracasso.

No mundo dos negócios acontecem imprevistos e mudanças a toda a hora, que podem ser simples contratempos ou verdadeiros obstáculos para as empresas. Quando nada parece correr bem, os empreendedores podem sentir-se encurralados num beco onde a única saída é a derrota, mas desistir não deve ser opção.

Os empreendedores devem antes lembrar-se que os negócios podem sempre recuperar e que os fracassos são normais. Às vezes basta estar atento, enfrentar os problemas e pensar em todas as soluções possíveis e mais algumas.

Mike Kappel elaborou uma lista, divulgada pelo portal Bussiness.com, com oito dicas para transformar o seu pequeno negócio num sucesso. O empreendedor afirma que os erros devem ser vistos como oportunidades, para se aprender e se recuperar um negócio melhor do que nunca. Imagine o pior dos cenários e prepare-se, economize e esteja sempre um passo à frente, porque alterações na procura dos consumidores, mudanças no mercado, ou avanços por parte de empresas concorrentes podem acontecer a qualquer momento. Assuma os problemas do seu negócio se, por exemplo, ninguém respondeu bem ao seu novo produto, talvez não deva continuar a investir tempo e dinheiro na sua produção

1. Perceba o que realmente se passa com o seu negócio Depois de perceber o que realmente está a acontecer, será mais fácil para si reverter falhas e erros na gestão do seu negócio. Encarar os sinais de fracasso é uma das formas de evitar a derrota. Fechar os olhos aos problemas pode ser mais fácil, mas quando os empreendedores se recusam a olhar para os resultados negativos da sua empresa, a situação só tende a piorar, resultando em mais pedidos de crédito e mais despesas

2. Saiba o que está a correr mal. Descobrir o que está realmente a prejudicar o seu negócio é o passo seguinte. A seguir, perceba quais são exatamente os problemas porque só assim poderá encontrar soluções. O conselho é que tome notas de tudo o que acontece e ouve na sua empresa, informe-se junto dos seus distribuidores, funcionários e gerentes sobre o funcionamento de todas as operações

3. Faça as alterações necessárias. É importante que pense num plano de ação, para inverter a situação complicada que o seu negócio enfrenta. Depois de estudada a forma como se desempenham as diversas tarefas, funções e operações na sua empresa, perceba o que as atrasa e dificulta para que todas as insuficiências possam ser ultrapassadas. Talvez instale um software de contabilidade para facilitar a gestão do seu negócio, por exemplo

4. Espere o inesperado. Pense nos piores cenários possíveis e prepare-se. Procure economizar, um pé-de-meia pode impedir que as constantes alterações no mercado o apanhem de surpresa. Um empreendedor não consegue prever mudanças no comportamento e procura dos consumidores, por exemplo, mas deve estar atento e preparado para pensar em novas soluções

5. Cuidado com as despesas! Reduzir os custos para fazer subir os lucros é uma das respostas possíveis. Pode procurar novos fornecedores com preços mais acessíveis, pode também esforçar-se por diminuir os custos de distribuição, ou talvez opte por cancelar a produção de produtos sem procura. Independentemente do estado atual do seu negócio, todos os empreendedores devem cortar despesas desnecessárias e procurar alternativas para simplificar processos de trabalho

6. Não desista do seu negócio. Por maior que seja o contratempo, o seu negócio pode voltar a recuperar. Por isso, mantenha a esperança e o foco nos seus objetivos. Se ao invés assumir uma atitude derrotista, o seu negócio dificilmente vai escapar dessa espiral de fracasso que atravessa. Atitudes negativas e comportamentos descuidados, por parte de qualquer trabalhador de uma empresa, podem afastar clientes

7. Faça com que potenciais clientes encontrem o seu negócio. Preocupe-se em fazer com que o seu negócio seja fácil de encontrar, uma vez que novos clientes podem potenciar o seu crescimento. Uma comunicação eficaz com o objetivo de estabelecer uma relação de confiança com os clientes, preços competitivos, ou mesmo uma localização acessível podem ajudar a sua empresa a alcançar o sucesso. Nem todas as ações de marketing são dispendiosas, por exemplo, pode aproveitar o alcance das redes sociais para promover o seu negócio

8. Tenha em conta a opinião dos seus trabalhadores. Os funcionários da sua empresa podem ter ideias inovadoras, estratégias de negócio e, principalmente, opiniões que merecem ser ouvidas. Eles conhecem bem o seu negócio, sabem quais são as necessidades dos consumidores e clientes, e relacionam-se com os distribuidores. Os trabalhadores são por isso uma peça-chave em qualquer empresa, se valorizar as suas opiniões, eles vão sentir-se motivados e encorajados

  Fonte: dinheirovivo.pt, 24/4/2018