associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Inflação: o que ficou mais caro e mais barato em Portugal?

in Notícias Gerais
Criado em 11 abril 2018

Numa altura em que Portugal parece estar entre os países mais desejados pelos turistas, os restaurantes e hotéis subiram os preços em 2,51%, em março, face ao período homólogo, liderando a lista.

Os preços em Portugal subiram, em média, 0,7% em março de 2018, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A grande maioria dos produtos ficou mais cara, mas foram os restaurantes e os transportes que mais se destacaram. Por outro lado, houve duas categorias que contrariaram a inflação nacional e em que os preços caíram.

Numa altura em que Portugal parece estar entre os países mais desejados pelos turistas, os restaurantes e hotéis subiram os preços em 2,51%, em março, face ao período homólogo, liderando a lista divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Seguem-se os transportes, que ficaram 1,9% mais caros.

A habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis subiram de preço 1,44%, enquanto bebidas alcoólicas e tabaco aumentaram 1,24% e outros bens e serviços diversos 0,98%.

A saúde e a educação ficaram 1,07% e 1,22% mais caros, respetivamente. Lazer, recreação e cultura (0,77%), comunicações (0,5%) e produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (0,3%) estiveram entre as categorias que menos subiram os preços.

Apenas duas secções diminuíram os preços. O caso mais expressivo é o do vestuário e calçado, cuja redução foi de 4,43%. Já o valor dos acessórios, equipamentos domésticos e manutenção corrente da habitação sofreu uma diminuição de 0,06%.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 11/4/2018