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Formação em Contexto de Trabalho: tudo o que deve saber

in Notícias Gerais
Criado em 28 março 2018

A formação em contexto de trabalho proporciona ao aluno uma experiência real em contexto profissional. Ficou curioso? Saiba mais neste artigo.

A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) é realizada através do desenvolvimento de atividades profissionais sob a coordenação e acompanhamento da escola. Esta formação está incluída nos cursos de formação profissional e permite a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais significativas para o perfil associado ao curso frequentado pelo aluno.

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO: 5 COISAS QUE QUER SABER

  1. OBJETIVOS DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

São objetivos da FCT proporcionar aos alunos:

a proximidade com tecnologias e técnicas diferentes das simuladas durante a formação;

a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações concretas e reais do mundo do trabalho;

o desenvolvimento da criatividade e do pensamento divergente;

a capacidade de reconhecimento do papel da inovação no contexto organizacional;

a oportunidade de criação de hábitos de trabalho e de desenvolvimento de sentido de responsabilidade profissional;

o conhecimento de toda a dinâmica de uma empresa/instituição (estrutura, organização, funcionamento e clima organizacional).

  1. ENTIDADES DE ACOLHIMENTO

A FCT realiza-se em entidades públicas ou privadas, designadas frequentemente por Empresas ou Instituições. A formação também pode ser desenvolvida noutras organizações que desenvolvam as atividades profissionais correspondentes.

Para ser uma opção válida, essas organizações devem preencher os requisitos necessários de meios humanos, técnicos e de ambiente de trabalho que permitam um pleno e completo desempenho de funções do aluno.

Entre a escola e o local de FCT será celebrado um protocolo específico, de acordo com as normas vigentes, onde constará o compromisso dos diferentes intervenientes neste processo.

  1. DURAÇÃO DA FCT

A FCT é realizada em contexto profissional e assume a forma de estágio curricular. O estágio ocorre em etapas intermédias ou na fase final do curso, podendo também ser desenvolvido sob outras formas legalmente aceites.

A duração da FCT é variável, pode ser estipulada nos Planos Curriculares dos respetivos cursos ou ser definida pela Direção Pedagógica.

  1. AUXÍLIOS ECONÓMICOS

Neste contexto de formação e mediante as necessidades específicas do aluno, este poderá ter acesso ao subsídio de transporte, subsídio de alojamento, subsídio de alimentação e bolsa de profissionalização. Esses auxílios económicos só serão fornecidos, caso se verifique o cumprimento da assiduidade do aluno.

  1. CERTIFICAÇÃO

A certificação da FCT será obtida aquando da conclusão do curso profissional. Será emitido um Certificado de Qualificação respetivo (de acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações), que indica a duração e classificação da FCT, juntamente com a descrição das disciplinas e a nota final do curso.

Para ter acesso a mais informações, deverá consultar o site da Direção-Geral da Educação (DGE) ou o da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

MODELOS DE ORGANIZAÇÃO DA FCT

ESTÁGIOS CURRICULARES

Tal como foi referido anteriormente, o estágio permite ao aluno a experimentação e a mobilização de competências na sua área de atividade de maior interesse. Possibilita ainda, uma visão mais concreta da realidade do mercado de trabalho e de toda a dinâmica envolvente.

Durante essa experiência profissional, o aluno será acompanhado por um monitor/tutor (a definir pela empresa) e por um professor acompanhante (designado pela Direção Pedagógica da escola).

Quando o aluno for menor de idade, o acordo deve ser assinado pelo seu Encarregado de Educação.

Para um curso ser concluído, o aluno terá obrigatoriamente que ter aprovação na FCT.

OUTRAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA FCT

A formação em contexto de trabalho pode assumir diferentes formas além do estágio curricular, tais como, treino supervisionado no posto de trabalho, experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, simulação de um conjunto de atividades profissionais relevantes para o perfil de saída do curso em condições similares à do contexto real de trabalho.

Fonte: e-konomista.pt, 28/3/2018