O confronto é eterno: os patrões exigem de um lado e os funcionários reclamam do outro. Uns querem mais trabalho, os outros mais direitos. Mas não é sempre assim e não em todos os empregos.
Vida além do trabalho
Sim, toda a gente que trabalha quer ter uma vida familiar e social fora do horário laboral. Excesso de horas extra, folgas por gozar e férias que nunca mais acontecem não deixam ninguém feliz.
Horários decentes
No seguimento do ponto anterior, todos os funcionários querem horários razoáveis. Rotatividade excessiva, turnos completamente diferentes e horas a mais não pagas são pesadelos que ninguém quer ter.
Flexibilidade
Da mesma forma que às vezes trabalha mais um bocado ou faz o trabalho do colega e algumas tarefas que não são da sua competência, os funcionários esperam flexibilidade pontual. Uma troca de horário, trabalhar a partir de casa ou ir à reunião da escola do filho são pedidos razoáveis.
Ter material
Não se faz omeletes sem ovos e não é possível desenvolver um bom trabalho sem o material necessário. O mínimo, que os funcionários exigem no local de trabalho, é o material de que precisam, funcional e em boas condições.
Superiores que queiram ouvir
Muitas vezes os funcionários estão mais dentro dos assuntos, ou mais no terreno, do que os seus superiores. O colaborador preza que a sua opinião seja ouvida. Mais do que dar ordens constantes, é preciso saber ouvir o que pensam os outros.
Líderes preocupados
Todos os funcionários querem ter líderes que se preocupem com a empresa, com os resultados globais e com a equipa. Ninguém gosta daquele chefe que só dá importância ao seu próprio trabalho.
Oportunidade de crescer
Não há nada mais limitador do que uma empresa que estrangula os sonhos e as capacidades dos seus funcionários. Ter margem para crescer, aprender e fazer coisas diferentes é fulcral para qualquer colaborador.
Reconhecimento
Uma promoção, um aumento, uma palavra de agradecimento. Ser reconhecido pelo árduo trabalho que se tem feito sabe sempre bem e é motivador.
Verdade
Só assim se consegue estabelecer uma relação de confiança. Uma empresa que mente, que inventa desculpas e não é honesta, não pode esperar o mesmo da outra parte.
Um motivo para ir trabalhar todos os dias Simples e tão essencial.
Ter um motivo para ir trabalhar é meio caminho andado para o bom desempenho e o crescimento da empresa e do funcionário.
Fonte: dinheirovivo.pt, 27/3/2018