É muito importante, atualmente, ter uma assinatura digital. Quer saber como fazer uma assinatura digital num documento? Explicamos-lhe tudo.
As razões podem ser imensas. Pode crer dar mais credibilidade aos seus documentos, pode querer validar aquilo que escreveu, mas a mais importante é que uma assinatura digital garante, sem sombra de dúvida, a autenticidade dos documentos que redige.
Também não costuma assinar as cartas que escreve? Ou os documentos mais importantes? O mesmo deve acontecer no mundo digital. Aprenda a fazê-lo no computador.
A primeira coisa a fazer é encontrar um serviço de ID digital que lhe permita começar a assinar digitalmente os seus documentos. Há várias opções, como o GlobalSign ou o DigitalSign.
3 FORMAS DE FAZER UMA ASSINATURA DIGITAL
MICROSOFT WORD
- Fazer uma assinatura digital num documento Word é bastante fácil. A primeira coisa a fazer é criar o seu documento. Já está?
- Depois disso, vá ao menu e clique na opção “Inserir”. Dentro desse menu vai ver uma opção que diz “Linha de assinatura”. Já viu? Clique nessa opção;
- Na pequena janela que se abre de “Configuração da Assinatura” vai poder introduzir alguns dados de acordo com alguns parâmetros. Feito?
- O Word gera automaticamente um componente na folha que será o local onde irá ficar a assinatura. Pode colocar a sua assinatura onde quiser;
- Se nunca utilizou uma assinatura digital, deverá ver um grande “X” sobre as informações que redigiu. Clique duas vezes sobre esse “X”;
- Se ainda não adicionou nenhum serviço de ID digital, deverá aparecer-lhe essa possibilidade. Mas se já o tiver feito, então já pode adicionar uma assinatura. Ao clicar duas vezes sobre o “X”, irá aparecer-lhe uma pequena janela chamada “Assinar”. Aqui, tem duas opções: pode escrever o seu nome na caixa junto ao “X” ou pode clicar na opção “Selecionar Imagem” para adicionar uma imagem com a sua assinatura digitalizada;
- Irá aparecer-lhe uma mensagem que o irá alertar para o facto de a assinatura ficar inválida caso o documento seja alterado. Clique em “Ok” e já está!
ADOBE READER (PDF)
Para assinar um PDF, os passos são ligeiramente diferentes. Vá a Ferramentas > Assinar > Assinar documento. Depois, basta seguir as instruções e indicar aquilo que pretende. Pode usar uma imagem digitalizada da sua assinatura, pode desenhá-la ou simplesmente digitar o seu nome.
A assinatura irá ser adicionada ao seu documento e poderá colocá-la onde quiser, aumentando ou diminuindo o tamanho se precisar.
CARTÃO DE CIDADÃO
Também é possível assinar um documento eletrónico com o seu Cartão de Cidadão. Em primeiro lugar, precisa de um leitor de cartões ligado ao seu computador. Depois, precisa também da aplicação informática que lhe é fornecida no site do Cartão de Cidadão. Tem tudo?
Redija e grave o seu documento. Feito? Agora, basta inserir o Cartão de Cidadão no leitor, selecionar o seu certificado de assinatura, digitar o código e confirmar no final.
Fonte: e-konomista.pt, 12/3/2018