associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Como fazer um plano financeiro em 5 passos

in Notícias Gerais
Criado em 07 março 2018

É mais fácil conseguir poupar e garantir uma maior estabilidade económica se tiver um plano financeiro. Aprenda como fazê-lo em 5 etapas.

O plano financeiro serve para um indivíduo, família ou empresa organizarem e gerirem melhor o seu dinheiro, de forma a conseguirem poupar e assim garantirem uma maior estabilidade económica.

Realizar este plano pode não ser uma atividade prazerosa para muita gente, mas é necessário haver disciplina económica e força de vontade para nunca prejudicarmos a nossa qualidade de vida, principalmente em tempos de crise.

É sempre necessário pagar contas, estudos, despesas de saúde, criar e educar os filhos, viajar, sair com amigos e comprar bens materiais. Além de tudo isto, não nos podemos esquecer ainda de juntar dinheiro para mantermos uma qualidade de vida digna na nossa velhice.

Ter um bom plano financeiro é assim importante para conseguirmos alcançar todos estes objetivos. No entanto, antes de o fazermos, devemos aprender que etapas temos de seguir para que este esteja bem organizado.

5 ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DE UM PLANO FINANCEIRO

  1. ORGANIZE INFORMAÇÕES

Antes de começar o plano, deve juntar todas as suas despesas e pagamentos. Não se esqueça também de anotar os seus rendimentos, seguros, impostos, vendas e serviços. O melhor é colocar estas informações úteis para o plano financeiro numa folha Excel ou usar uma aplicação de finanças pessoais.

  1. ANOTE TODOS OS SEUS GASTOS

Comece a apontar todos os gastos realizados. Assim irá perceber para onde está a ir o seu dinheiro e conseguirá identificar os gastos desnecessários.

  1. DEFINA OBJETIVOS

Antes de dar início ao plano financeiro trace os seus objetivos, onde deverá distinguir desejos de necessidades. Desta forma, conseguirá aproveitar da melhor forma a sua gestão de fundos, pois se definir metas para o futuro terá de estabelecer de forma mais concreta o valor que quer atingir e poupar.

  1. DIVIDA O PLANO FINANCEIRO POR TÓPICOS

Se adotar esta medida, verá mais facilitado o processo de planeamento. Estes são alguns dos tópicos que podem ser incluídos no documento:

Analise os seus gastos fixos e variáveis;

Faça o mesmo com os rendimentos fixos e variáveis;

Avalie o património líquido;

Crie um fundo de emergência;

Reveja o fluxo de caixa e intervalos nos rendimentos.

Caso não consiga realizar a tarefa, deve pedir ajuda a um profissional que entenda estas variantes. A ajuda de uma pessoa entendida na matéria é benéfica para a realização do plano.

  1. REAVALIE E ALTERE O SEU PLANO FINANCEIRO

Para que o plano seja bom, não deve mantê-lo sempre igual e sim fazer reavaliações e alterações ao longo do tempo. Vá revendo sempre as estratégias de acordo os seus objetivos.

MEDIDAS A TER EM CONTA PARA O SUCESSO FINANCEIRO

CRIE UMA POUPANÇA

O seu orçamento deve incluir uma conta poupança. É sempre mais seguro ter um fundo de emergência e dinheiro de parte pois não se sabe o dia de amanhã. Assim, se surgir algum contratempo que envolva dinheiro, como situações de endividamento, poderá fazer face ao problema com a quantia que foi colocando de parte.

ESTABELEÇA UMA MARGEM DE SEGURANÇA

Outra boa estratégia para a criação de um plano financeiro é incluir uma margem de segurança para imprevistos.

TENHA UMA AMBIÇÃO EQUILIBRADA

Ser ambicioso nunca fez mal a ninguém, desde que a ambição não seja exagerada. Deve estabelecer objetivos que possam ser alcançados a nível económico e financeiro.

No entanto, apesar de todas estas recomendações que lhe sugerimos para gerir melhor o seu dinheiro, não se esqueça também de guardar uma parte para poder aproveitar a vida e usufruir do que recebe para momentos de lazer. Esta medida é igualmente importante para viver com qualidade, desde que não caia em exageros.

Fonte: e-konomista.pt, 7/3/2018