Neste artigo vamos abordar algumas estratégias simples e eficazes para a resolução de problemas interpessoais no contexto de trabalho.
Os problemas interpessoais podem mesmo conduzir a relações laborais mais significativas – que, apesar de começarem por ser negativas, com uma boa gestão de conflitos, resultam em algo positivo. Para chegar a bom porto, é necessário pôr em prática estratégias de resolução de problemas. Aqui vamos conhecer algumas.
Apesar de entendermos os problemas como situações a evitar, a verdade é que estas são situações impossíveis de não acontecer e a chave para reduzir os seus danos está na resposta que lhes damos. As crises no trabalho, muitas vezes, estão na origem de produtos e serviços muito criativos e inovadores, e por isso, no seio de equipas profissionais que conquistaram o sucesso.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CONTEXTO DE TRABALHO
Os problemas podem ser de diversos tipo, e aqueles que trazem mais riscos psicossociais aos trabalhadores são os problemas interpessoais. Resolvê-los requer uma boa dose de talento e disponibilidade.
PODEM OS PROBLEMAS SER SAUDÁVEIS?
Os problemas interpessoais podem ser classificados como “saudáveis” ou “não saudáveis”.
Os conflitos saudáveis incluem situações relacionadas apenas com o trabalho e que apenas duram até ao término das tarefas em causa. São gerados por sobrecarga de trabalho ou situações ansiogénicas diversas, e, quando bem resolvidos pelo líder de equipa, dissipam-se logo que o trabalho ou projeto chega à sua fase final.
O conflito não saudável é aquele que se inicia no campo profissional, mas abrange o domínio pessoal. Sendo o mais perigosos, deve ser extinto imediatamente – sob pena de prejudicar negativamente (e muitas vezes irremediavelmente) o ambiente de trabalho.
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERPESSOAIS
O conflito no local de trabalho pode ocorrer de várias formas e entre várias “entidades”: entre dois funcionários, entre equipas de trabalho ou entre supervisores e a sua equipa, por exemplo. Damos algumas sugestões para ultrapassar estas situações desagradáveis da melhor forma.
5 ESTRATÉGIAS QUE FACILITAM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- COMUNICAR A 360 GRAUS
Comunicar é a regra de ouro para evitar – e resolver, quando inevitáveis – os problemas e conflitos em contexto de trabalho. Deverá garantir-se que todos os envolvidos na “situação-problema” recebem a mesma informação, ao mesmo tempo, e que têm a oportunidade de responder e dar feedback.
Por isso, marque uma hora e um sítio para que possa falar por um período longo e sem interrupções externas. Cada trabalhador deve ter tempo suficiente para dizer o que tem a dizer e o que acha que a outra parte precisa de ouvir. Cada pessoa deve falar sobre os problemas existentes e como se sente sobre a situação.
- FAZER CEDÊNCIAS
Como em todas as relações, nas relações laborais é necessário fazer cedências. Para estabelecer um compromisso que garanta o bem-estar de todos, envolva os colaboradores na decisão de se comprometer a abdicar de algum aspeto que possa estar a dificultar a resolução do problema. Recorde-os de que o fim último da discussão é chegar a uma solução vantajosa para a equipa e não para um elemento. Resolver o conflito é mais importante do que uma das partes sair “vencedora”.
- ESCUTAR ATENTAMENTE
É essencial focar a sua atenção na pessoa que fala. Não interrompa a outra pessoa. Certifique-se de que está a captar a mensagem que lhe é transmitida. Dê a entender que assimilou a mensagem. Faça perguntas claras, se necessário. Ouvir tem como objetivo chegar a um entendimento, e não apenas só rebater.
- INSPIRAR E LIDERAR PELO EXEMPLO
Incentive a equipa a procurar livros e filmes sobre o tipo de conflito que se está a desenrolar, e promova discussões positivas no grupo a partir dessas obras. Esta estratégia de resolução de problemas poderá levar as pessoas envolvidas a terem uma visão mais ampla do problema, “de fora para dentro”, e assim relativizar a situação.
- PERDOAR
Qualquer problema precisa de uma resolução clara e que reconheça desde logo os sentimentos que foram magoados durante o processo. Peça desculpas ou convide alguém a fazê-lo.
Fonte: e-konomista.pt, 6/3/2018