A sexta edição da Volta do Apoio ao Emprego em Portugal vai começar já em março.
A Volta de Apoio ao Emprego, iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, organizada através da rede de Centros de Informação Europe Direct, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no âmbito da Rede Europeia de Emprego EURES, está de regresso.
Ao longo do ano, serão organizadas sessões de informação em vários pontos do continente e ilhas para divulgar as oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade no âmbito da União Europeia, sendo que já estão programadas mais de 20 sessões, como por exemplo, em Marco de Canavezes, Albufeira e Coimbra.
Nas sessões da Volta de Apoio ao Emprego serão apresentadas soluções para melhorar a empregabilidade através de formação profissional, estágios ou experiência internacional de voluntariado, sugestões para aumentar a probabilidade de sucesso de uma candidatura e formas de aceder a mais de dois milhões de empregos disponíveis a nível europeu através do Portal Europeu da Mobilidade Profissional – EURES.
As sessões contam com a participação de várias entidades e agências responsáveis pela implementação de iniciativas e programas europeus como o Erasmus+, a Garantia Jovem ou o Europass, bem como de universidades locais e associações empresariais.
Na edição de 2017, os Centros Europe Direct organizaram 28 sessões da Volta de Apoio ao Emprego em todo o país, que contaram com um total de 2743 participantes, o que demonstra o interesse e importância desta iniciativa para divulgar as oportunidades de emprego, formação e qualificação profissional proporcionadas pela União Europeia.
Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 2/3/2018