A capacidade de nos relacionarmos com o outro e de nos colocarmos na sua pele é o que define a empatia. Saiba mais sobre a sua importância no trabalho.
A empatia traduz-se são só na capacidade de manter bons relacionamentos pessoais, como também na de ajudar a manter e a desenvolver um crescimento profissional. Sabia que esta é uma característica fundamental para líderes e colaboradores?
Ao colocarmo-nos no lugar do outro estamos a exercer e a incentivar comportamentos de empatia, mas a verdade é que, esta competência no mundo profissional também tem muito a ver com a comunicação assertiva, a motivação e a liderança. Numa equipa de trabalho, um membro empático está atento ao que se passa e não só ao que se diz. Além de bom ouvinte, uma pessoa empática é um excelente observador de emoções e expressões faciais.
EMPATIA NO LOCAL DE TRABALHO
Profissionalmente, exercer empatia vai ajudá-lo a comunicar ideias e pontos de vista com facilidade e confiança. Ajuda-o a captar a atenção e, até, a obter o apoio dos colegas e supervisores. É, também, muito importante num ambiente de negociação, para ler o oponente e saber como argumentar.
Mas, afinal, como pode conseguir ter esta capacidade e aplicá-la no trabalho? Infelizmente, esta competência não é inata, mas pode ser desenvolvida. Veja como:
saiba ouvir o outro. Ouvir e escutar com todos os sentidos, porque há muita informação escondida na linguagem corporal;
escolha bem as palavras: prefira falar no sentido coletivo ao invés do individual;
em casos de negociação, estude bem o oponente e prepare argumentos assertivos. Esteja preparado/a;
não seja excessivo, ser empático também se pode traduz em ser moderado.
EMPATIA VS. AGRESSIVIDADE
Como ferramenta de comunicação, a empatia tem bastante poder. É com ela que se criam pontes de comunicação e que se determina se uma interação é positiva ou negativa. Outra forma de a traduzir é na forma como comunicamos.
Num contexto de reunião de trabalho, entrevista de emprego ou negociação, é importante preferir comportamentos empáticos e não agressivos. Uma comunicação atenta e assertiva é a essência da empatia: as palavras que escolhemos e a forma como as organizamos para comunicar as nossas ideias.
Comportamentos agressivos estabelecem, de imediato, uma barreira que não é bem vinda no mundo laboral. Destacamos, novamente, que a preparação é uma grande parte da empatia num ambiente profissional: vai destacar a sua posição de uma forma extremamente positiva e ajudá-lo a ser bem sucedido.
Fonte: e-konomista.pt, 1/3/2018