A comunicação assertiva prima por exprimir ideias com firmeza, confiança e segurança. Saiba como aplicar isto à sua profissão e turbinar a sua carreira.
Dentro da sua empresa, é mais comum observar processos de comunicação passiva, agressiva ou assertiva? A comunicação assertiva, uma capacidade de expressar ideias de forma confiante e segura, pode ser uma ferramenta importante na evolução de uma carreira e é uma característica apreciada por vários empregadores.
Podemos caracterizar a comunicação assertiva pela forma de comunicar, falar ou expressar-se através de gestos, de uma maneira não exaltada, com um tom de voz seguro e firme, mas nunca elevado – perfeito num contexto empresarial. Mas, afinal, de que forma se pode aplicar esta comunicação num contexto laboral?
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA: AFIRMAÇÃO LABORAL
Assertividade acaba por significar afirmação. Comunicar desta forma, através deste estilo, marcado pela elegância, clareza e serenidade, reflete uma inteligência emocional. Esta é uma característica descrita por linguistas, psicólogos e especialistas de comunicação empresarial.
O “segredo”, sobretudo num contexto profissional, é não permitir que a raiva e comportamentos associados dominem a comunicação e levem a que a audiência perca respeito pelos argumentos do comunicador. Quem utiliza a comunicação assertiva respeita o interlocutor.
Esta é, sem dúvida, uma grande competência para destacar-se no mercado de trabalho.
Problemas de comunicação são, muitas vezes, causa de problemas no contexto empresarial ou laboral. Como? É simples de explicar: quando a comunicação não é clara, quando se impõem opiniões, quando se fazem juízos de valor precipitados… O resultado pode ser desastroso. A comunicação assertiva pode ser a solução para este tipo de conflitos, ao fazer passar ideias refletidas na empatia para com o outro.
A comunicação eficaz num contexto profissional passa por utilizar esta ferramenta de resolução de conflitos e apostar na liderança de uma equipa realizada com base neste conceito. Faça o exercício de analisar o que se passa na sua empresa neste momento: existe pouca assertividade? Existem empatia e desejo de escutar a parte problemática? Tem sido possível dizer “não” de forma pouco agressiva?
Explore as possibilidades de fazer uma formação laboral neste tipo de comunicação, com o objetivo de melhorar as relações empresariais entre colaboradores e, claro, entre colaboradores e clientes. Fora do contexto laboral, é também um método de comunicação extremamente útil em entrevistas de emprego.
CARACTERÍSTICAS DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
Verbais: clareza e precisão na mensagem; mensagem direta e objetiva; utilização de palavras e expressões positivas; argumentos bem fundamentados; usa da primeira e/ou segunda pessoas do singular para indicar empatia; utilização de verbos declarativos; voz firme e segura, num tom moderado.
Não-verbais: controlo das emoções; postura correta; gestos calmos/moderados; controlo visual estável e mantido com o interlocutor; atitude empática.
Num exemplo prático, numa situação de conflito entre supervisor e colaborador, quando o primeiro interveniente precisa de chamar a atenção ao segundo, nunca deve fazê-lo de forma agressiva, nunca deve fazê-lo em público, em frente à restante equipa, e nunca num tom de voz elevado e autoritário. Os sentimentos positivos da comunicação assertiva são mais apropriados e englobam sentimentos de harmonia, passando a mensagem necessária.
O supervisor deveria chamar o colaborador em privado e ser firme, mas não agressivo ao explicar as consequências negativas do comportamento problemático. A ênfase deve ser colocada nos aspetos positivos.
Fonte: e-konomista.pt, 20/2/2018