associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Será que precisa de um contabilista para entregar o IRS?

in Notícias Gerais
Criado em 14 fevereiro 2018

Está a aproximar-se a altura do ano em que é necessário entregar a declaração de rendimentos. Será que precisa de um contabilista para entregar o IRS?

Será que precisa de um contabilista para o IRS? Sabendo à partida que este ano já não há declarações em papel, talvez seja necessário contratar um, sobretudo se tem dificuldade em preencher a declaração online.

Tenha em atenção que a declaração relativa aos rendimentos auferidos em 2017 tem de ser entregue entre 1 de Abril e 31 de Maio,  através do Portal das Finanças.

PRECISA DE UM CONTABILISTA PARA O IRS?

Tal como referimos anteriormente, se não tem literacia informática o melhor mesmo é contratar um contabilista para o IRS ou pedir ajuda a um parente próximo, que esteja familiarizado com a tecnologia. Para os que não sentem dificuldade em preencher a declaração de IRS online, contratar os serviços de um contabilista para o IRS talvez não seja necessário.

Com organização e alguma paciência é bem capaz de conseguir submeter a sua declaração e/ou da sua família no Portal das Finanças e, assim, evitar os custos associados à contratação de um contabilista.

O QUE MUDA ESTE ANO?

Este ano, para quem ainda não está registado no Portal das Finanças, é necessário ter uma senha de acesso (palavra passe) que o permita entrar na sua página de contribuinte. Caso ainda não possua esse código apresse-se a pedir, dado que é essencial para entregar a declaração de IRS.

Também este ano, haverá declarações automáticas de IRS para os agregados familiares com rendimentos exclusivos de trabalho dependente ou pensões. Neste caso, basta confirmar que os dados estão corretos e submeter a declaração. Simples e eficaz. Recordamos, contudo, que não é obrigatório utilizar a declaração automática.

O contribuinte tem também à disposição uma declaração pré-preenchida, que também encontra na página pessoal do Portal das Finanças. Neste caso, terá de verificar os dados, inserir e/ou corrigir valores e então simular a entrega.

A Autoridade Tributária dar-lhe-á então o valor previsto de reembolso ou de pagamento. No fim, submete a declaração. O IRS está entregue.

Se é empresário ou se tem uma carteira de investimentos diversificada talvez seja melhor recorrer aos serviços de um contabilista para o IRS.

APOIO GRATUITO

No Portal das Finanças é possível simular a declaração antes de a submeter, e também tem disponível uma área de apoio ao contribuinte, com um conjunto de informações sobre o IRS.

Para aqueles que manifestamente têm dificuldades no preenchimento da declaração, seja por desconhecerem os trâmites de preenchimento seja porque têm rendimentos de várias proveniências, o que torna o preenchimento complexo, há inúmeros contabilistas e gabinetes de contabilidade em todo o lado.

Os preços são variados. Faça uma pesquisa na internet, telefone para conhecer a experiência profissional do contabilista e pergunte o preço. Depois é só escolher.

Fonte: e-konomista.pt, 14/2/2018