associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

IES 2018

in Notícias Gerais
Criado em 08 fevereiro 2018

A IES 2018 (Informação Empresarial Simplificada) é uma declaração anual obrigatória para as empresas e para os empresários com contabilidade organizada.

É feita através do preenchimento de formulários eletrónicos, de forma a proceder à entrega das declarações de contas anuais, para fins contabilísticos, fiscal e estatístico, numa única declaração.

Os formulários para entrega da IES (ou declaração anual) estão disponíveis no Portal das Finanças, mas esta declaração deve ser submetida pelo TOC (Técnico Oficial de Contas) ou pelo respetivo Contabilista Certificado (CC), não podendo o contribuinte fazê-lo autonomamente.

Prazo de entrega da IES em 2018

A data de entrega da IES em 2018, referente ao ano de 2017, é o dia 15 de julho de 2018.

Consulte o site oficial da Informação Empresarial Simplificada.

Impressos IES em 2017

Pode efetuar download dos impressos para entrega do IES 2017 no Portal das Finanças.

Como entregar a IES?

Entrar no Portal das Finanças;

Escolher a opção entregar IES (poderá preencher o formulário diretamente no site ou poderá abrir e enviar o ficheiro correspondente, que deverá estar formatado com o previsto na lei);

Envie a IES e guarde a referência multibanco, gerada automaticamente, para proceder ao pagamento do registo da prestação de contas;

Tem um prazo máximo de 5 dias úteis seguintes para proceder ao pagamento do registo (80 euros para registo relativo a exercício económico igual ou superior a 2012; 85 euros para registo igual ou inferior a 2011).

A IES veio colocar um fim à burocracia das entregas dos relatórios anuais de contas e reduzir os custos das empresas, que ao invés de entregar em papel os relatórios anuais de contas em 4 entidades - Conservatórias do Registo Comercial, Ministério das Finanças e da Administração Pública, INE (Instituto Nacional de Estatística) e ao Banco de Portugal, passam a poder fazê-lo, por via eletrónica, a uma única entidade.

 

Fonte: economias.pt, 7/2/2018