Um porta-voz da Google admitiu a prática, explicando que a empresa nunca armazenou os dados de localização
É a própria Google que o admite. Desde o início do ano que a gigante da internet regista a localização dos smartphones Android, mesmo que os utilizadores tenham desativado essa opção.
A revelação surgiu no âmbito de uma reportagem da revista Quartz. A notícia revela que mesmo que o utilizador tenha a localização desligada, não tenha aberto qualquer aplicação no telefone e nem tenha inserido um cartão SIM no smartphone, o sistema Android envia a localização à Google, bastando que o telefone esteja conectado à internet.
Confrontado com a ação que viola a privacidade dos utilizadores, um porta-voz da Google admitiu a prática, explicando que a empresa nunca armazenou os dados de localização, tendo apenas utilizado a informação, que é recolhida através da antena de comunicações mais próxima, para melhorar o sistema de notificações e as aplicações de mensagens.
“Em janeiro deste ano, começámos a usar os códigos de identificação dos telefones como meio adicional para melhorar a velocidade e o desempenho da entrega de mensagens. No entanto, nunca incorporámos a identificação dos telefones no nosso sistema de sincronização, por isso os dados foram imediatamente eliminados, e atualizámos o sistema de forma a não voltar utilizar esses dados”, revelou à Quartz o porta-voz da Google.
A empresa garante que a prática será abandonada a partir do final deste mês.
Fonte: dinheirovivo.pt, 23/11/2017