Conheça as nossas dicas para escrever em português correto. Siga os nossos truques e sugestões e o seu texto não o deixará ficar mal.
Escrever em português correto nem sempre se constitui como uma tarefa fácil. Na verdade, quando se redige um texto, surgem dúvidas relativamente a vários aspetos.
Há erros que podem ser evitados, e que poderão comprometer a qualidade do seu texto e a imagem que passa aos seus interlocutores através do mesmo.
COMO ESCREVER EM PORTUGUÊS CORRETO
- CONHECIMENTO DE UM VOCABULÁRIO VASTO
Quantas mais palavras fizerem parte do seu reportório como falantes da língua portuguesa, maior qualidade terão os seus textos. Efetivamente, conhecer mais palavras conduz a uma maior coesão textual, levando a que os seus textos não sejam repetitivos e transmitam uma imagem culta ao seu interlocutor.
- DISTINGUIR A FALA DA ESCRITA
Há várias diferenças entre o código oral e o código escrito, que devem ser respeitadas. Não pode, na verdade, escrever um texto como se estivesse a falar com alguém.
Lembre-se que, ao contrário da fala, na escrita não tem um contacto em tempo real com o seu interlocutor, logo terá de seguir um uso muito mais rigoroso da língua, para não haver ambiguidades. Neste contexto, evite bordões da fala, como por exemplo “então é assim…”.
- USO CORRETO DA PONTUAÇÃO E DA ACENTUAÇÃO
Na escrita, na medida em que o seu interlocutor não está presente, deverá ter particular cuidado com a pontuação e a acentuação. Efetivamente, basta, por vezes, um acento para que uma palavra muda e se perca o sentido.
Reflita sobre as palavras “pais” e “país”. De facto, só o acento as distingue. Da mesma forma, um ponto de interrogação é diferente de um ponto final. Repare que a frase “Queres almoçar.” é diferente de “Queres almoçar?”.
- EVITAR O EXCESSO DE FORMALIDADE
Na escrita, especialmente no que toca a e-mails formais, há quem exagere no grau de formalidade. Ainda que o destinatário seja alguém hierarquicamente superior ou mesmo um cliente, deve ser sempre objetivo, para que seja bem compreendido.
Assim, há expressões que não deve usar, pois deixam o texto muito cansativo e difuso. Assim, a título de exemplo, em vez de “Este e-mail tem a finalidade de….”, use antes “O nosso objetivo é..”; em vez de “Levamos ao conhecimento de…”, use “Informamos que…”.
- EVITAR PLEONASMOS
Há expressões que são redundantes na língua portuguesa e que deve, por isso, evitar. Como exemplo, temos as expressões “subir para cima”, “descer para baixo”, “elo de ligação” ou “reenviar de novo”, entre muitas outras.
- NÃO DAR ERROS ORTOGRÁFICOS
Quando pensamos em escrever em português correto, é impensável ponderar sequer a hipótese de presença de um erro ortográfico num texto! Nos tempos que correm, já não tem desculpas.
Quando acabar de escrever, passe o corretor gramatical do Word ou consulte um dicionário sempre que tiver dúvidas. O site Priberam pode ser uma grande ajuda.
- SITES QUE PODE CONSULTAR
Por fim, deixamos-lhe alguns sites que lhe poderão tirar dúvidas no momento em que está a escrever, nomeadamente no que diz respeito à ortografia. São eles o Em Português Correto e o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Com estas dicas que lhe deixamos será mais fácil escrever em português correto!
Fonte: e-konomista.pt, 23/11/2017