associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Finanças encontraram 1,3 milhões de euros de impostos em falta em 2016

in Notícias Gerais
Criado em 22 novembro 2017

De um universo auditado de 14,8 mil milhões de euros, a IGF encontrou ilegalidades com uma expressão financeira de 1,9 mil milhões de euros, segundo o relatório de atividade publicado esta quarta-feira.

A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) realizaram 546 ações de controlo, a 257 entidades, em 2016, de acordo com o Relatório de Atividades publicado esta quarta-feira. De um universo auditado de 14,8 mil milhões de euros, a IGF encontrou ilegalidades com uma expressão financeira de 1,9 mil milhões de euros, dos quais 1,3 milhões eram referentes a impostos.

Do total de irregularidades encontradas pelas Finanças, a maior parte (1.414 milhões de euros) diz respeito a erros em demonstrações financeiras, enquanto 277 milhões de euros eram comparticipações financeiras irregulares e 173 milhões de euros de infrações financeiras e criminais comunicadas.

A IGF registou ainda 17 milhões de euros em incumprimento da unidade de tesouraria do Estado, 10,5 milhões de euros em correções à matéria coletável e 7,4 milhões de euros de correções financeiras decorrentes de auditorias a fundos europeus, segundo o documento.

No ano passado, foram feitas 1.676 denúncias às Finanças, que resultaram em 301 relatórios e 45 participações judiciais. “Foram superados os objetivos fixados no Quadro de Avaliação e Responsabilização e obtida uma taxa de realização global de 125%”, refere o relatório.

“Considerando a abrangência das atribuições da IGF nos diferentes domínios da ação do Estado, a nível local, nacional e comunitário, bem como a multidisciplinaridade das matérias técnicas examinadas, desde apoio técnico especializado, a verificações de conformidade legal e ao controlo financeiro e de gestão, os resultados apresentados confirmam a independência, a integridade e a confiabilidade da IGF”, acrescenta o documento.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 22/11/2017