Se a fatura de telecomunicações veio com um valor mais alto do que o esperado, a questão que se coloca é: sabe, ao certo, que serviços contratou com o seu operador?
Não são raras as vezes em que os consumidores aproveitam um pacote promocional para mudar de operador e poupar. Até aqui, tudo bem. O problema vem a seguir, quando chega a fatura mensal e, muitas vezes, o valor não bate certo com a promoção que o consumidor julgava ter contratado.
Isto acontece, regra geral, porque as promoções dos operadores não explicam tudo de forma explícita e os clientes não perguntam o que deviam perguntar. E, depois de assinado um contrato, pouco há a fazer.
Para evitar situações como estas, nunca é demais lançar o alerta. Antes de contratar um serviço de telecomunicações, informe-se bem, leia todas as condições do contrato - inclusive as letras mais pequeninas - e faça estas dez perguntas:
- A promoção é temporária ou definitiva?
- Se é temporária, quanto tempo dura?
- Que valor mensal vou pagar depois da promoção?
- O serviço tem um limite mensal?
- Se sim, se exceder esse limite, quais são os custos?
- O aluguer da TV BOX está incluído na promoção da mensalidade?
- O equipamento telefónico está incluído?
- O pacote oferece fibra ótica?
- E há fibra ótica na zona onde vivo?
- Qual é o custo exato da rescisão antecipada do contrato?
Se tiver mais dúvidas, coloque a sua questão à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) no Portal do Consumidor. Evite surpresas desagradáveis.
Fonte: contasconnosco.pt, 08/11/2017