associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Trabalhar ao sábado: saiba os seus direitos e pondere

in Notícias Gerais
Criado em 29 junho 2017

Se trabalha num setor que não pode parar, com certeza vê-se na obrigação de trabalhar ao sábado. Quais as vantagens e desvantagens?

Se se vê atualmente na situação de ter que trabalhar ao sábado, seja por motivo de realização de horas extraordinárias, seja porque a sua empresa oferece folgas rotativas, pondere sobre os aspetos positivos e os negativos e faça o seu balanço: perceba se compensa!

TRABALHAR AO SÁBADO: HORÁRIO NORMAL DE TRABALHO OU TRABALHO EXTRAORDINÁRIO?

Antes de mais, importa distinguir as diferentes situações em que lhe pode ser solicitado que trabalhe ao sábado. Para cada uma das situações –  trabalho extraordinário ou cumprimento do horário normal de trabalho – as regalias e as obrigações diferem.

TRABALHAR AO SÁBADO EM REGIME DE TRABALHO EXTRAORDINÁRIO

A lei estabelece que trabalhar ao sábado nestas condições confere, além do acréscimo da remuneração, o direito a um descanso compensatório remunerado, correspondente a 25% das horas de trabalho extraordinário que efetivamente prestou.

Este direito vence-se quando perfizer um número de horas igual ao período normal de trabalho diário e deve ser gozado nos 90 dias seguintes ao sábado em que esteve a trabalhar.

TRABALHAR AO SÁBADO, DENTRO DO PERÍODO NORMAL DE TRABALHO

Esta situação é completamente diferente da anterior, na medida em que o seu período de trabalho semanal prevê o trabalho ao sábado; aplica-se a setores profissionais que geralmente estão em atividade neste dia da semana: comércio, turismo, restauração, forças de segurança e proteção civil, serviços de saúde, entre outros.

Nesta situação, as folgas são por norma rotativas, porque o funcionamento da empresa é contínuo. Assim, trabalhar ao sábado nesta situação não confere acréscimo remuneratório nem direito a descanso compensatório remunerado.

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TRABALHAR AO SÁBADO

Trabalhar ao sábado pode ser vantajoso para algumas pessoas, mas também tem aspetos negativos que deve ter em conta.

VANTAGENS

Ausência de trânsito e maior tranquilidade no ambiente circundante;

Trabalhar ao sábado por sua própria iniciativa pode ser um sinal de que gosta do seu trabalho e de que se sente confortável na sua atividade laboral;

Trabalhar mais significa ter mais dinheiro e provavelmente poder reformar-se mais cedo, é matemático. Se trabalha ao sábado em regime de horas extraordinárias, poupe o dinheiro que advém da compensação remuneratória.

DESVANTAGENS

As sextas-feiras à noite perdem todo o seu encanto: esqueça as noitadas ou a tentação de ficar acordado até tarde, já que terá que acordar cedo e estar apto física e psicologicamente no dia seguinte;

Menos disponibilidade para os amigos e família: os seus amigos e a sua família poderão ficar um pouco desanimados por nunca poder estar consigo às sextas-feiras à noite ou mesmo aos sábados, se o trabalho se estender até tarde ou se o deixar cansado e indisponível para socializar;

Impossibilidade de gozar de um fim de semana prolongado: enquanto muitas pessoas aproveitam para ir para fora de sexta a domingo, essa possibilidade torna-se uma autêntica miragem para quem trabalha ao sábado.

Se já se encontra no ativo e lhe solicitam que trabalhe ao sábado, verifique se a empresa está a cumprir com as suas obrigações em termos de compensação. Caso vá assinar contrato em breve, atenda a estas nossas sugestões para ponderar a negociação do seu novo horário de trabalho!

Fonte: e-konomista.pt, 29/6/2017