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Potência Contratada: está a pagar eletricidade a mais?

in Notícias Gerais
Criado em 20 junho 2017

Os aparelhos elétricos funcionam a uma determinada potência. A Potência Contratada ao seu fornecedor de energia define quanto vai pagar de luz ao fim do mês.

Se lhe acontece frequentemente o quadro da eletricidade “ir abaixo” ou o disjuntor disparar, saiba que isso pode acontecer porque está a ultrapassar o nível de Potência Contratada para a sua habitação.

O QUE É A POTÊNCIA CONTRATADA?

A Potência Contratada define o valor máximo de eletricidade que uma instalação elétrica (neste caso, uma casa) pode receber. Ou seja, o nível da Potência Contratada vai determinar o número máximo de aparelhos elétricos que podem estar ligados ao mesmo tempo. Acaba por ser uma estimativa à volta da necessidade de energia, mediante o seu gasto mensal de eletricidade.

Cada aparelho tem uma indicação da sua potência, da energia que consome. Estes valores são expressos em watts, mais concretamente em kW por hora. 1kW é igual a 1000W, que por sua vez é igual a 1kVA – quilovolt ampere – medida que define a potência disponível. Ou seja, um aparelho de 1000W de potência vai precisar de 1kW de energia para ser alimentado durante uma hora.

Existem bastantes opções de Potência Contratada,  sendo que os valores mais comuns para residências se situam entre os 3,45 kVA ou 6,9 kVA. Este valor tem de ter em consideração o somatório dos aparelhos que tem em casa, o número de pessoas que os usam e o número de horas de cada um.

Deve também ter em consideração de que forma usa os seus dispositivos elétricos: por exemplo, se tem a televisão ligada durante muitas horas, se usa o computador para trabalhar, ou quando e quantas vezes por semana usa a máquina de lavar a roupa.

COMO SEI QUAL É A MINHA POTÊNCIA CONTRATADA?

Para saber qual é a sua Potência Contratada, basta consultar a fatura da eletricidade. Por norma, essa informação encontra-se junto dos seus dados de consumidor (nome, contribuinte e morada). Nessa secção pode ver a Potência e a tarifa que utiliza.

POSSO ALTERAR ESSE VALOR? COMO?

É possível alterar o valor da Potência Contratada para evitar pagar ou gastar luz a mais, ou simplesmente evitar problemas constantes no quadro, caso necessite de uma Potência Contratada superior.

Antes disso, faça uma simulação e consulte as tabelas de consumo energético. Seja consciente acerca da utilização de aparelhos elétricos na sua habitação. Tenha em atenção a indicação de potência de cada eletrodoméstico e dispositivo. Depois precisa de contactar o seu fornecedor para que uma equipa se desloque para fazer a alteração. A potência contratada pode ser alterada várias vezes sem qualquer custo para o consumidor.

POUPANÇA

Ao fazer a simulação e verificar as indicações de consumo de cada um dos seus aparelhos, e a utilização que faz deles, pode chegar à conclusão que tem potência a mais contratada, o que significa que pode estar a pagar mais luz do que o necessário para as suas necessidades.

Escolher dispositivos e eletrodomésticos com maior eficiência (A+ ou superior, por exemplo), pode ajudar a reduzir a potência contratada.

Fonte: e-konomista.pt, 19/6/2017