associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Precisa de visto para entrar nos EUA? Então terá de divulgar dados das redes sociais

in Notícias Gerais
Criado em 02 junho 2017

A Administração Trump explica que os novos procedimentos de concessão de vistos se destinam a “confirmar a identidade dos requerentes e conduzir uma verificação de segurança nacional mais rigorosa, ligada a um maior controlo do terrorismo".

Obter um visto para entrar nos Estados Unidos vai passar a ser mais difícil. A Administração Trump aprovou recentemente um novo processo de escrutínio dos requerentes que prevê um “raio-x” completo à sua identificação e antecedentes criminais, em que nem a análise do perfil nas redes sociais vai ser passar despercebida.

Segundo avança a agência Reuters, o novo questionário para concessão de vistos deve ser preenchido por todas as pessoas que solicitem um visto de entrada em território norte-americano. Entre os procedimentos a serem tomados pelas autoridades transfronteiriças estão a requisição do número de passaportes que a pessoa teve anteriormente, o histórico de cinco anos de dados publicados nas redes sociais, endereços de email e números de telemóvel.

Os serviços de controlo nas fronteiras passam ainda a exigir informações pessoais, incluindo moradas e histórico de empregos e viagens dos requerentes nos últimos 15 anos.

“Estas informações são necessárias para confirmar a identidade dos requerentes e conduzir uma verificação de segurança nacional mais rigorosa”, explica o Departamento de Estado, em comunicado. “Esta investigação adicional está ligada a um maior controlo do terrorismo e segurança nacional”.

Os novos critérios já receberam a receber duras críticas por parte da bancada democrata, que argumenta que as perguntas e as exigências são demasiado “incómodas” e que desencorajam o pedido de vistos, pelo facto de levarem a atrasos no processo de atribuição dos documentos de entrada no país.

Fonte: jornaleconomico.sapo.pt, 2/6/2017