associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Empresa espanhola Telefónica e PT sofrem ataque informático

in Notícias Gerais
Criado em 12 maio 2017

A multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica foi hoje obrigada a desligar os computadores da sua sede central em Madrid, depois de detetar um vírus informático que bloqueou alguns equipamentos, situação idêntica registou-se em Portugal na PT.

Em Espanha, a imprensa noticiou que o vírus desconhecido provocou a paragem dos computadores afetados, ficando o monitor azul e tendo aparecido nalguns equipamentos uma mensagem a pedir o pagamento de uma quantia em ‘bitcoins’, uma moeda virtual desenvolvida fora do controlo de qualquer Governo.

O alegado ataque informático não atingiu os sistemas que controlam os serviços de internet, telefone fixo ou telemóveis da Telefónica dos mais de 15 milhões de clientes em Espanha, asseguram fontes da empresa.

PT também alvo de ataque informático

Vários serviços da Portugal Telecom também foram afetados e são vários os registos de trabalhadores de que estão a receber alertas para um software malicioso.

De acordo com relatos divulgados pela imprensa, o vírus está a tentar aceder aos computadores de forma a encriptar os ficheiros para que depois seja feita uma chantagem, com os 'hackers' a exigirem um resgate em bitcoins para devolver a informação recolhida.

Ao que se sabe, o software malicioso está a afetar apenas os utilizadores com sistema operativo da Microsoft.

Segundo a TVI24, aos trabalhadores da PT foi pedido que desligassem os computadores e os desconexassem da rede.

Fonte: 24.sapo.pt, 12/5/2017